Vereador vai ao MP contra assoreamento das represas do Daae e da Chácara Flora

Preocupada com as questões ambientais e atendendo as solicitações de moradores, a vereadora Gabriela Palombo, líder da bancada do PT na Câmara, esteve na quinta-feira (13) conferindo a situação da represa da Chácara Flora, que é abastecida pelo Ribeirão das Cruzes. Constatou que banhistas invadem o local e espalham lixo por toda parte, inclusive na própria represa. A situação encontrada foi de degradação, assoreamento e de perigo real.

Na segunda-feira (24), visitou a represa de captação de água do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Araraquara, na mesma região, que enfrenta problemas sérios que no se refere ao assoreamento, pois grandes bancos de areia estão se acumulando. O custo para a retirada dessa areia é muito alto, e com o passar do tempo pode se tornar inviável. Para Gabriela os problemas se dão na Chácara Flora pela ausência de ações do pode público em relação a preservação e também pelo acesso completamente desregulado de banhistas que procuram o local para se refrescar, e na represa de captação, o que se percebe é um cenário muito triste, de um assoreamento bastante avançado. “A gente vê os bancos de areia, que ficam mais aparentes com a falta de chuvas. Estamos registrando as imagens para fundamentar nossa representação para o Ministério Público (MP), que acontece essa semana”. Gabriela afirma que a intenção é movimentar o poder público para que, assim, ele aja com maior rapidez na recuperação e preservação da represa da Chácara Flores e em especial na represa das cruzes, não só por ter uma grande importância para o abastecimento de Araraquara, mas também pela questão ambiental como um todo.

“Na verdade no que se refere a questão ambiental os problemas só tendem a se agravar. Quanto mais demorar para agir, maiores serão as dificuldades e o gasto posterior. Entendo que isso tem que ser rápido e o Ministério Público deve tomar alguma iniciativa em relação as denúncias”, finaliza.

Publicado em: 24/03/2014 20:24:28