Moradores reclamam de abandono em área de reflorestamento

Visualize fotos

A placa na entrada da área de reflorestamento que divide os Jardins Dumont e Cruzeiro do Sul parece não estar sendo observada por quem circula por ali. Em verde, está clara a proibição de jogar lixo, justamente o que mais se vê no bairro. Além disso, às margens de um corredor estão inúmeros pneus que foram queimados causando riscos para quem reside no bairro. Essa foi a reclamação recebida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, João Farias (PRB), que pedirá medidas emergenciais diante do abandono de um espaço ambiental.

A Prefeitura fez o reflorestamento da área em março de 2012, conforme mostra uma placa ainda existente no espaço. “Aquilo que deveria e esperávamos que fosse algo benéfico para o meio ambiente e principalmente para os moradores se transformou em um verdadeiro transtorno. Há lixo acumulado demonstrando infelizmente a falta de responsabilidade e consciência daqueles que por aqui circulam”, diz o vereador ainda preocupado com a presença frequente de usuários de drogas no local.

No trecho usado também pelos moradores para ir de um bairro ao outro há muitos objetos que não deveriam estar lá, entre eles, papelão, garrafas plásticas, restos de comida, material de construção, garrafas de bebidas alcoólicas e até um sofá. “Um lugar que deveria dar um novo ar para os moradores pode se transformar em um grande perigo. Os pneus vêm sendo constantemente queimados transmitindo para quem reside ali um risco de uma contaminação tóxica por conta da fumaça desse fogo” informa o vereador.

Fábio Soarte é consultor de negócios e mora há seis anos no Jardim Cruzeiro do Sul. A casa dele fica em frente a área de reflorestamento e ele admite ter ficado assustado com a cena dos últimos pneus queimados. “O fogo começou a pegar e chamamos os bombeiros. Aqui deveria ser uma área limpa, mas não é mais”, lamenta o morador dizendo já ter feito reclamações ao setor responsável do Executivo. “Fizemos agora um abaixo-assinado para ver se conseguimos dar uma solução para esse problema.”

Para o presidente da Câmara, a retirada dos pneus já demonstrou de forma objetiva que mesmo tendo sido uma boa intenção caracteriza-se um risco a vizinhança. “Eu vim até o bairro para mostrar aos vereadores o caso e solicitar ao prefeito que tome algumas medidas emergenciais. É preciso ainda que haja uma iluminação nessa área e mais do que nunca uma preservação mais permanente para que ela não fique nesse completo abandono.”




Publicado em: 17/03/2014 12:02:44