Vereador oferece material sobre padre Landell a museu

Elias Chediek também doou fotos para o Museu Ferroviário
Visualize fotos

O vereador Elias Chediek (PMDB) ofereceu 16 livros, documentos e até um busto do padre Roberto Landell de Moura para a exposição “História do Rádio”, que acontece no Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria" até o dia 29 de março.

Segundo o parlamentar, o material foi emprestado de uma colega, Celia de Jesus Luciano, que é divulgadora do padre em Araraquara. Ela conta que Landell foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio. Ainda segundo Célia, o trabalho do padre envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, sendo possivelmente o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso. Ele conseguiu patentear seus inventos no Brasil e nos Estados Unidos. “É impossível contar a história do rádio sem falar do padre Landell, pois nós o consideramos o verdadeiro inventor da radiodifusão”, disse. A gerente dos museus de Araraquara, Virgínia de Gobbi, acolheu o material e disse que ele será de extrema utilidade para estudiosos que forem ao local visitarem a exposição.

 

Museu Ferroviário

Chediek aproveitou a ocasião para doar fotos antigas e documentos da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) para o Museu Ferroviário. São imagens registradas pelo ferroviário aposentado Arnaldo Barreto, que contam um pouco da história da ferrovia em nossa cidade.

 

Assessoria de imprensa do gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 17/03/2014 11:45:30