Araraquara recebe primeira médica cubana e anuncia segundo nome

A língua não será problema e as expectativas são ótimas mesmo sendo um sacrifício particular de viver e trabalhar bem distante de casa. A médica cubana Yudith Arias Caballero, a primeira a integrar na cidade o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, se apresentou nesta sexta-feira no seu mais novo local de trabalho: a Unidade de Saúde da Família que leva o nome do Professor Doutor Edmundo Juarez, no Jardim Brasília. Além dela, foi anunciado um segundo nome o do marido da médica que também atuará do município. “A chegada da médica é muito boa para a saúde e queremos mais médicos”, diz a vereadora Edna Martins (PV), que representou a Câmara Municipal durante a inauguração da unidade de saúde cuja obra ficou em R$ 410 mil. “Tem sido uma satisfação ver o empenho da Prefeitura porque hoje Araraquara é uma das cidades que mais investem recursos próprios nessa área.” A parlamentar acompanhou a chegada de Yudith que já começa a trabalhar diante da sua especialidade a medicina ligada a comunidade.

“Estou bem animada e acredito que teremos um bom desempenho com a atenção a mulher, principalmente as gestantes”, destaca a médica cubana de 39 anos que para trabalhar em Araraquara ficará distante das duas filhas de 12 e 15 anos. O marido dela e também médico Jorge Brito Tiset, de 43 anos, também deixará a família na cidade de Ciego de Ávila, província que fica a quase seis horas da capital Havana. Ela escolheu a cidade fazendo uma busca pela internet. “Gostei do que vi de Araraquara. Agora, só volto daqui um ano.” O reforço individual que virou duplo para a saúde animou a vereadora Edna e também o prefeito Marcelo Barbieri que vem pleiteando a vinda de 23 médicos por meio do programa federal. “Temos um projeto de saúde pública que vem se aprofundando e se fortalecendo e a inauguração de novas unidades é fundamental”, frisa Marcelo lembrando que Araraquara tem 275 profissionais espalhados pela rede básica de saúde. A Unidade de Saúde da Família que leva o nome do Professor Doutor Edmundo Juarez vai atender a duas mil pessoas.

Ela homenageia o médico que nasceu em São Paulo, mas teve uma carreira com destaque nacional e local por ter sido presidente da Fundação Nacional de Saúde e também professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em Araraquara, foi diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) por acreditar que o médico deve desenvolver seu potencial para a população. Ele faleceu em 1997, em Brasília.

Publicado em: 14/03/2014 16:40:57