Vereador pede reparos imediatos no prédio do 9º GB

O vereador Luis Claudio Lapena Barreto (Dr. Lapena - PSDB) esta solicitando, via Indicação, ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), providencias visando sanar problemas apresentados na estrutura da sede do 9º Grupamento de Bombeiros – Posto Jardim Primavera. ”São problemas que podem ser sanados de forma rápida, mas em se prolongando a espera da tomada de decisão e reforma, a interdição do prédio será necessária”, afirma o vereador. “A fachada do GB apresenta um bom aspecto, mas o interior detém em alguns locais, visual nada condizente com a realidade necessária ao funcionamento normal de um órgão de suma importância para a segurança da comunidade”, cita Lapena.

A reforma do alojamento dos cabos e soldados, por determinação da Defesa Civil é fato consumado, mas manchas no forro de várias salas sinalizam a infiltração, prova que se acumula água proveniente de chuvas. Isto acontece porque o madeiramento em parte apodreceu, e possibilitou a quebra de alguns “calhetões” da cobertura. Infiltração no forro e vazamento no subsolo é perceptível, este porque o encanamento de metal galvanizado foi corroído pelo tempo havendo a necessidade de intervenção do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). O resultado se apresenta nas varias salas e no calçamento que cedeu sob a ação das águas. Poças de água se formam no quintal dos bombeiros, e não servem para treinamento dos homens responsáveis pelo combate a incêndios, busca e salvamentos em Araraquara e região. Para o vereador uma tomada de posição de imediato, válida e não paliativa, seria a mudança da sede para outro prédio, e iniciar uma reforma profunda, eliminando todos os pontos deteriorados.

“Este é apenas um ângulo da questão que denomino Bombeiros de Araraquara, pois há muito sentimos que os integrantes do 3º Subgrupamento de Araraquara se multiplicam. Além das atividades estabelecidas por lei, realizam serviços de manutenção no prédio, são marceneiros, pedreiros, pintores, eletricistas, e com um efetivo aquém da necessidade. Em 1991 o subgrupamento contava com três equipes com 20 integrantes cada, hoje são três equipes, com 10 elementos cada”, enfatiza o vereador Dr. Lapena.

Publicado em: 10/03/2014 20:55:35