A presidente da Escola do Legislativo de Araraquara (EL), vereadora Edna Martins, e a diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, se reuniram na sexta-feira (28) com a dirigente regional de Ensino, Maria José Serra Vicente Záccaro, e a diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, Jussara Aparecida Guerreiro, para formalizar a parceria institucional que visa a construção do Parlamento Jovem em Araraquara. Pela proposta, num primeiro momento, entre os meses de abril e agosto, será oferecido o curso “Poder Legislativo: Cidadania em Expansão”, para coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental das Redes Estadual, Municipal e Particular. O curso será ministrado por especialistas em quatro módulos temáticos: Poder Legislativo, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidade Sexual e Gênero. Numa fase posterior, será realizado um trabalho com os estudantes em sala de aula, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara.
A dirigente regional, Maria José, se dispôs a fomentar a participação no curso de formação e a adesão ao projeto do Parlamento Jovem nas escolas dos diretores, coordenadores e professores da rede. Segundo Maria José: “Este projeto de expansão da cidadania é muito importante nas escolas. Precisamos somar esforços para fortalecer a educação política, explicando quais são os direitos e os deveres do cidadão”. A dirigente regional de ensino agendará reunião com todos os diretores das escolas para apresentação do projeto do Parlamento Jovem. “Este projeto da Escola do Legislativo é voltado para valorizar a cidadania entre os jovens, ampliando a consciência crítica e a participação política”, disse a presidente da EL, vereadora Edna Martins (PV).
Projeto
O Parlamento Jovem proposto pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, por meio de intervenções nas escolas das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino, objetiva esclarecer o papel do Poder Legislativo, através de um curso de formação política para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e promover uma oficina de elaboração de projetos de leis para familiarizar esses alunos com a linguagem legislativa e prepará-los para a experiência da representação política, cuja atividade final será uma vivência de um dia de sessão parlamentar nessa Casa de Leis.
Publicado em: 01/03/2014 22:05:02