Câmara articula com veterinários criação de mutirão e dia da saúde animal

Imagina você poder levar seu cão ou gato até uma praça para que ele tenha uma avaliação gratuita de um veterinário sobre a saúde do seu animal de estimação. Essa é a ideia do vereador Willian Affonso (PDT) com a criação do Dia da Saúde Animal Municipal provavelmente a ser comemorado no mês de setembro. Uma reunião realizada na Câmara definiu detalhes da parceria e da criação do projeto que deve definir a data.

“Vamos criar um projeto de lei para que o dia 9 de setembro, o dia do médico veterinário, seja marcado como uma data municipal para cuidar dos animais”, diz o parlamentar.

Para o presidente da Câmara, vereador João Farias (PRB), o evento anual sempre na semana da data estimulará a posse responsável e dará orientações sobre maus tratos e abandono unindo informações de profissionais e de entidades que trabalham na defesa dos animais.

Na conversa com os veterinários Eduardo Henrique Porta, Alexandre Edgar De Rizzo e Luis Fernando Piovezan, da Associação dos Médicos Veterinários de Araraquara, e também com a profissional Dinara Altemari, os vereadores definiram a criação do projeto de lei e alternativas para levar moradores e seus animais dos bairros até o Parque Infantil, no Centro, local inicialmente pensado para abrigar o evento comemorativo da data. “Podemos fazer um trabalho para identificar onde tem mais demanda e ônibus podem fazer esse transporte de forma gratuita”, sugeriu Farias.

Já Affonso acredita ser importante a criação de uma cartilha com informações técnicas para os responsáveis pelos animais. Segundo a Associação, Araraquara tem hoje em torno de 65 veterinários clinicando e pouco mais de 30 em outras atividades que podem ajudar nessas avaliações gratuitas em um verdadeiro mutirão da saúde animal.

Publicado em: 27/02/2014 16:14:43