MP obriga condomínio a pagar remédio por maus tratos a animal

A principal lei que protege os animais conhecida como Lei dos Crimes Ambientais é bastante clara e diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode terminar com pena de detenção ou multa. Após problema registrado no ano passado, a administradora de um condomínio de luxo fez acordo com o Ministério Público (MP) para pagar medicamentos como punição por terem ferido um lobo-guará.

“Acompanhamos de perto quando esse lobo-guará foi encontrado pelos funcionários e teve a pata machucada. Depois, a pata acabou sendo amputada e o promotor José Carlos Monteiro, de Araraquara, não deixou esse caso passar impune”, diz o vereador Willian Affonso (PDT). O condomínio foi obrigado a comprar R$ 8 mil em medicamentos. “O Legislativo assim como a Promotoria, que vem fazendo um excelente trabalho, também tem essa função de fiscalizar e viemos ver se estava tudo em ordem.”

Além de verificar os medicamentos, o parlamentar que é um defensor da causa animal, aproveitou para inspecionar as instalações do centro de triagem animal e a sede do centro de zoonoses que funcionam dentro do Parque do Pinheirinho.

Ele checou o estado de saúde dos cães, alguns já adultos e outros ainda filhotes. Na sua avaliação, todos estão sendo bem cuidados, mas há importantes adequações no espaço físico.

O Centro de Triagem Animal de Araraquara funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3339-4441.

Publicado em: 27/02/2014 11:46:11