Após lei aprovada na Câmara, novos conselheiros tomam posse

Em cerimônia conjunta, tomaram posse na terça-feira (25) os novos membros dos Conselhos Municipais de Saúde e dos Direitos da Mulher, em evento realizado na Biblioteca Municipal.

Tomaram posse 64 integrantes do Conselho Municipal de Saúde, cujos mandatos serão de 02 anos. A composição do grupo é bastante diversificada, pois 50% são de usuários do sistema de saúde, 25% de associações de classe que trabalham na área de saúde, 12,5% prestadores de serviços na saúde e 12,5% pelo poder público, indicado pelo secretário municipal de saúde. Já no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foram empossados 28 titulares e igual número de suplentes, com essa distribuição: 50% do poder público e 50% da sociedade civil organizada. Todos com uma grande responsabilidade, pois as mudanças por que passa a cidade, tem participação efetiva dos conselhos. Silvia Brunetti, Gerente da Casa dos Conselhos, ressaltou aos vereadores presentes, Elias Chediek (PMDB), Edna Martins (PV) e o vice-presidente da Câmara, Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) o empenho da casa de leis em relação a reformulação da lei dos conselhos aprovada por unanimidade. “Tudo o que foi proposto pelos membros dos conselhos foi acolhido pela Câmara. É a sintonia do poder legislativo com os anseios da população”. A vereadora Edna Martins, que falou em nome da Câmara, também foi lembrada como a grande desbravadora e uma lutadora na construção de todos os conselhos.

Segundo Edna, desde 1988, o brasileiro aprendeu a importância da participação e o seu mecanismo dentro da democracia. Destacou ainda a criação da Secretaria de Articulação Institucional e Participação Popular que veio para atender a população e o que determina a constituição de 88. “Hoje é um dia de festa, pois é mais uma conquista importante, mas temos que juntos trabalhar na mesma direção para darmos um futuro melhor aos nossos filhos e dignidade para as mulheres, pois agora nós sabemos de fato qual é o nosso lugar”, destacou em seu pronunciamento. Para o prefeito Marcelo Barbieri, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é essencial para dar qualidade de vida às mulheres de nossa cidade, e sobre o Conselho de Saúde, afirmou que os novos membros terão um grande desafio, pois a área está passando por mudanças profundas, principalmente na Santa Casa. Os novos conselheiros já se reúnem na quarta-feira (26) para a eleição da diretoria executiva.

Publicado em: 25/02/2014 23:32:16