Pela primeira vez, os cães de Araraquara serão vacinados gratuitamente contra a cinomose. Uma equipe de saúde animal da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), de São Paulo, estará de plantão, com cerca de 250 doses da vacina, no domingo (23), no Jardim Ieda.
De acordo com a vereadora Juliana Damus (PP), mediadora da ação, outras regiões da cidade deverão receber a vacina em outras oportunidades. “A região do Jardim Ieda foi escolhida pela Secretaria do Meio Ambiente para distribuir as doses da vacina. A intenção é buscar mais apoio, em parceria com o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB), que também é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista, para a aquisição de outras doses que deverão atender a população animal de mais regiões na cidade”, afirmou.
A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, apoia a ação.
Cinomose
A enfermidade é infecto contagiosa e afeta só os cães entre os animais domésticos e os canídeos silvestres. Ela é causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido; muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em jovens, porém, animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados. A contaminação ocorre por contato direto ou pelas vias respiratórias, pelo ar contaminado. A transmissão direta, a principal fonte de infecção, ocorre por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira). O animal doente espirra e contamina o ambiente e os demais cães que estiverem perto. Inclusive, se tiver um ser humano por perto, o vírus pode ser carregado por ele até um animal sadio. A vacina é única alternativa de prevenção da doença.
Serviço
Dia: 23 de fevereiro - Domingo
Horário: 10 às 13 horas
Local: Rua dos Eletricitários, nº 1026, Jardim Ieda.
Publicado em: 21/02/2014 20:59:59