A vereadora Edna Martins (PV) recebeu denúncia de que materiais recicláveis recolhidos pelos catadores da cooperativa Acácia estão sendo furtados. Diariamente são levados cerca de 50 “begs”, com média de 50 quilos cada um, que são carregados em caminhões e transportados para locais que trabalham também com matérias recicláveis; ao menos quatro deles já foram identificados. A localização foi possível, pois os “begs” tem a marca da Acácia. Além do furto e do roubo, pois em algumas ações as catadoras foram ameaçadas com facões pelos ladrões, há também os crimes de receptação e o ambiental, já que do material roubado, é separado o que pode ter maior valor e o restante é jogado em terrenos ou margens de córregos. Vizinhos destes pontos telefonaram para comunicar o encontro dos “begs”, e que estavam colocando fogos neles, para tentar ocultar o crime, lançando ainda substância tóxica no ar.
A ação criminosa
Depois de recolhido o material nas residências, os “begs” são levados para as esquinas, para depois serem transportados para a sede da cooperativa, junto ao aterro sanitário. A ação criminosa ocorre até mesmo na frente das equipes de coleta. Algumas catadoras já foram ameaçadas por pessoas com facão. Isso já fez com que cooperadas abandonassem o trabalho com medo das intimidações. O Corregedor da Guarda Civil Municipal, major Nelson Brito dos Santos, afirmou que os Agentes estarão atentos a estas ações e que o telefone 153 está à disposição para a comunicação dos crimes e da localização dos recipientes.
Acácia
A cooperativa recolhe 500 toneladas de material reciclável por mês. A equipe é formada por 180 pessoas, a maioria mulheres, sendo que 80 atuam na coleta nas ruas e outras 100 trabalharam na separação do material. Materiais não recicláveis tratados como “rejeito”, estão sendo colocados entre os materiais colhidos. São madeiras, seringas e até agulhas, que são encontrados junto aos recicláveis. No mês de dezembro ocorreram quatro acidentes de trabalho por causa destes materiais. A campanha de conscientização deve começar em breve.
Publicado em: 20/02/2014 16:43:16