Monumento a Lian Gong é inaugurado em Araraquara

Ginástica tradicional chinesa é praticada há 13 anos no Parque Infantil

Com a presença do vereador Elias Chediek (PMDB), na manhã da quarta-feira (19), cerca de 90 praticantes da ginástica terapêutica chinesa Lian Gong (pronuncia-se liancun) descerraram uma placa comemorativa aos 13 anos da atividade no Parque Infantil em um tronco de uma árvore Orelha de Macaco que caiu no local.

Também participou do evento o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Geicy Sabonete, representando o Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). A ideia de se fazer um marco partiu do engenheiro aposentado José Eduardo Rodrigues de Almeida, praticante da atividade e amigo de Chediek, que procurou o parlamentar no fim do mês passado para pedir que o tronco da árvore centenária que caiu fosse reaproveitado para a finalidade. Na ocasião, o Secretário de Obras Walter Rosato – o Laxixa foi levado ao local por Chediek e se propôs a lapidar o tronco e instalar iluminação no local. Assim foi criado um monumento com o tronco restante e uma placa com os dizeres: “Marco comemorativo da prática Lian Gong – EXERCÍCIO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – introduzido no país pela Profª Maria Lucia Lee, e trazido para esta cidade pelo Profº Celso Akira Oisi em 19 de fevereiro de 2001, ministrado diariamente neste local pelo Profº José Maria Freiras e pela Profª Vera da Cunha Lapena, com frequência média de 65 participantes.” Em sua fala, Chediek lembrou a importância da atividade física para a saúde dos idosos. “Quem pratica atividade física e se mantém ativo tem mais disposição para enfrentar o dia a dia. Todos vocês estão de parabéns pela disposição e perseverança nesta ginástica tão saudável.” Ao final a placa comemorativa foi descerrada pelo escritor e praticante de Lian Gong Dario Gonçalves da Silva, junto com os professores e colegas. Em seguida foi plantado um Ipê Amarelo do Cerrado, como forma de substituir a árvore caída.

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)

Publicado em: 19/02/2014 18:37:30