As ações para 2014 do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) – Araraquara, foram discutidas em reunião realizada na tarde da segunda-feira (17), no auditório da Casa dos Conselhos, com a presença de membros da sociedade civil, conselheiros e do vereador Elias Chediek (PMDB).
Temas como a capacitação de pessoas para a utilização do guia Drogas Onde Obter Ajuda e Orientação, lançado em 6 de fevereiro, também foram abordados. De acordo com o presidente do Comad, Márcio Servino, “a proposta será a de qualificar agendes de saúde e educação, já que são multiplicadores da informação junto a população”, afirma. Chediek sugeriu que a capacitação fosse estendida para a assessoria legislativa, inclusive os vereadores. “Os gabinetes na Câmara também são referência para demandas e sugestões da população, portanto há necessidade de incluí-los”, frisa o parlamentar. Integrantes do Conselho se comprometeram a buscar parceria para uma Campanha Municipal sobre Prevenção do Consumo de Álcool no Trânsito, com previsão de lançamento para o final desse semestre. A proposta é promover conscientização da prevenção com os motoristas da cidade, semelhante a Campanha realizada nos Jogos Regionais de 2013 com os jovens atletas. “Foram mais de 20 mil panfletos distribuídos para os atletas e torcedores nas Unidades Esportivas nos Jogos do ano passado. Este ano a nossa meta é entregar pelo menos o mesmo número de material, mas para um público diferente, que são os condutores de veículos”, informou o presidente do Comad.
Automóvel próprio
Servino comentou a doação para o Conselho de um automóvel Fiat Uno, apreendido pela Polícia Federal na cidade de Ibaté, envolvido com o tráfico de drogas. “O veículo será usado como meio de locomoção dos Conselheiros durante as ações preventivas do Conselho em Araraquara”.
Reunião
As reuniões do Comad serão realizadas sempre na terceira semana de cada mês, a partir das 9 horas, na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Espanha, 551, entre as ruas 3 e 4, no Centro. De acordo com Servino, as reuniões podem ser acompanhas por representantes da sociedade civil, órgãos governamentais e não governamentais. O próximo encontro está agendado para 17 de março. Informações pelo telefone 3334-7900.
Publicado em: 18/02/2014 18:54:45