Vereador propõe reuniões mensais para resolver demandas do Bela Vista

Em virtude de seu apoio aos moradores da Bela Vista, o vereador Edio Lopes (PT), foi convidado a participar de uma reunião envolvendo a Secretaria Municipal de Agricultura de Araraquara e os produtores do Assentamento, na quinta-feira (13), para apresentar e discutir uma pauta de trabalho.

Em princípio se abordariam temas como a viabilização da compra da produção rural por parte de empresas da cidade, melhorias das barracas das feiras em convênio com outro parceiro, mas o que dominou as discussões foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do governo federal para fortalecer a agricultura familiar, suspenso por conta de uma investigação da Polícia Federal e do Ministério Público. Lopes acompanhou atento os argumentos de vários agricultores, indignados porque entregaram os produtos e até agora não receberam, e que segundo Silvani Silva, líder do Grupo Pé Vermelho, que representa os assentados, “tem pessoas com dívidas sérias no banco e não tem como pagar”. Ela ainda cobrou que “não é a primeira vez que os produtores do local se frustram com promessas, o que queremos é uma segurança”. O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Guzzi foi categórico em afirmar: “Nosso principal objetivo é restabelecer o PAA junto ao Ministério do Desenvolvimento Social. Acredito que volte no mês de março, mas não é garantido”. Outro momento importante na reunião foi a utilização dos tratores, conseguidos por intermédio de Lopes através de duas emendas do Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT). Reclamaram da demora em serem atendidos. A coordenadora executiva de agricultura, Marimar Guidorzi, afirmou que houve problemas de quebra de equipamentos, mas que o tempo de espera que era de 10 dias, agora, com os tratores consertados será de no máximo 2 dias.

Lopes foi enfático em sua conclusão: “ o que não podemos esquecer é que infelizmente houve um problema dentro da secretaria municipal de agricultura com desvio de finalidade e o programa PAA só vai voltar quando tudo for resolvido. A secretaria trouxe a sua pauta para construírem um trabalho juntos e os assentados tem que fazer o mesmo, tem que provocar as próximas pautas com as suas reivindicações, estradas, água, trator, o que for”.

Proposta

Para que os problemas dos assentados sejam resolvidos, o vereador propôs uma reunião mensal entre a secretaria e os produtores para cobrar os encaminhamentos. Isso traria um entrosamento maior entre os interessados e maior agilidade nas demandas. Disse ainda que se precisa cobrar o que foi estipulado na última reunião com 6 entidades representativas e o Incra, e para isso está à disposição dos produtores rurais assentados na Bela Vista.

Publicado em: 14/02/2014 20:34:13