Árvores atacadas por cupins oferecem riscos à população

Procurado por moradores, o vereador Roberval Fraiz (PMDB) verificou na manhã da quinta-feira (13) a situação de algumas árvores em estado precário devido à infestação de cupins, oferecendo riscos aos que residem próximos a elas. A situação foi verificada em árvores de espécie Alfineiro (Ligustrum lucidum), localizadas na região central, Jardim Morumbi e Jardim Uirapuru II. Além de afetar as árvores, moradores também reclamam de infestação destes insetos em móveis e madeiramento.

De acordo com o parlamentar, todas as reclamações conferem. "Isso acontece por conta da espécie de árvore encontrada no local, que possui o cerne mais macio, atraindo facilmente os cupins”, disse. “O difícil é que a nossa cidade está cheia dessas árvores, portanto há muitos casos de manifestação do inseto.” O peemedebista encaminhará uma indicação ao Executivo, solicitando à secretaria responsável, uma avaliação das árvores em questão, para que elas sejam substituídas por outras menos vulneráveis aos cupins. “Peço inclusive, que faça a substituição gradativamente das árvores, bairro a bairro, para que possamos por fim a esses insetos tão indesejados”, concluiu.

Cupim

Os cupins constituem um grupo extremamente daninho de insetos de madeira, onde escavam galerias, deixando a superfície da casca com espessura de papel. Em florestas, eles são encontrados na madeira de árvores cortadas, árvores atacadas ou mortas por coleobrocas (besouros que também atacam madeira) ou pelo fogo.

O ataque deste inseto, popularmente denominado cupim-de-cerne, ataca plantas nativas do cerrado e, em outras regiões do Brasil, ataca seringueira e pau-rosa, além de sibipiruna, jacarandá-mimoso, quaresmeira, acácia, ipê, paineira, tipuana e outras. O cupim penetra pelas raízes ou pelas cicatrizes de galhos caídos fazendo galerias ascendentes e, a menos que a madeira tombe pela ação do vento, não é possível verificar o ataque, que só será notado por ocasião do corte.

Publicado em: 14/02/2014 17:57:43