Os vereadores Tenente Santana (PSDB), Elias Chediek (PMDB), Aluísio Braz, o Boi (PMDB), Adilson Vital (PV), Jair Martinelli (PMDB), Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB) e Rodrigo Buchechinha (SDD) participaram na manhã da sexta-feira (14) do evento oficial que entregou o Complexo Viário “Nilo Lacerda Aranha”, na confluência da Via Francisco Vaz Filho e Alameda Paulista, na Vila Xavier.
Para Santana, que falou em nome dos Vereadores, a Prefeitura tem acertado muito, principalmente no que diz respeito a questão de mobilidade urbana. “Hoje, com a nova sinalização, a Vaz Filho está mais bonita e segura tanto para pedestre, quanto para os motoristas”, afirmou Santana, parabenizando o coordenador de Mobilidade Urbana, e vice-prefeito, Coca Ferraz. Santana lembrou de quando o Executivo, com apoio de comerciantes locais, revitalizou a Vaz Filho, tirando mais de 120 pés de árvores da espécies murtas e 42 postes inutilizáveis da via. “Na época, eu e o vereador Boi, conversamos bastantes com os comerciantes locais, que contribuíram muito para as mudanças, junto do Prefeito; o que trouxe mais harmonia e atraiu as pessoas para este importante corredor comercial”, concluiu. As mudanças no Complexo Viário foram realizadas pensando nos pedestres e na viabilidade do trânsito, principalmente em horário de pico, afirmou Ferraz. Ele informou que todos os locais com corredores comerciais contarão com uma revitalização, com sistemas semafóricos modernos e o reforço de sinalização. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) falou sobre as dificuldades encontradas para a implantação de novas medidas no trânsito, como no Balão das Roseiras e na rotatória da Avenida 7 de Setembro, mas, para ele, nada ficou igual ao projeto do Complexo Viário da Vaz Filho. “Foi uma decisão técnica difícil, mas necessária; teremos um agente de trânsito regularmente para que as pessoas entendam as mudanças no local”, frisou. A família do homenageado também participou do evento. Paulo Aranha, filho de Nilo, fez questão de agradecer a todos os envolvidos pela lembrança, estendendo também aos vereadores da Câmara de Araraquara, que votaram por unanimidade o projeto da Prefeitura que denomina o Complexo da Vaz Filho, com o nome de seu falecido pai: “Nilo Lacerda Aranha”.
Implantações mais recentes
Nos últimos anos, também receberam novos sistemas semafóricos os complexos viários na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, nos cruzamentos com a Avenida Luiz Alberto (Jardim das Roseiras), Alameda Rogério Pinto Ferraz (Vila Ferroviária) e Avenida Prudente de Morais (Centro).
Corrida semafórica
O esportista José Alberto Marques, o Beto Pela Fé, fez a primeira corrida semafórica na sequencia da entrega dos conjuntos semafóricos da Vaz Filho. Com a meta de atingir 12 horas correndo no entorno do balão, o maratonista diz se tratar de uma homenagem aos moradores da região dos Altos da Vila Xavier, bairro onde reside.
Publicado em: 14/02/2014 17:25:21