Vereadores participam de entrega da reforma do Museu 'Voluntários da Pátria'

O Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria", localizado na Praça Pedro de Toledo, foi reaberto ao público, na tarde da segunda-feira (10), após passar por uma reforma e receber novo mobiliário.

A solenidade aconteceu no salão principal do museu e foi acompanhada por um grande público, incluindo alunos do Centro de Educação Complementar (CEC) Aléscio José Gonçalves, que aproveitaram para conhecer as dependências renovadas do local. Para o vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), que representou a Câmara Municipal, “priorizar a preservação desse bem cultural que representa a memória local é muito importante, principalmente para as crianças que terão a oportunidade de conhecer melhor a história da nossa cidade”, afirmou. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) ressaltou a importância da presença dos alunos no Museu. “A história de Araraquara está sendo contada aqui”, acrescentou. “Ninguém tem futuro sem passado e temos aprendido muito com esses erros para não errarmos mais.” Estiveram presentes também os vereadores peemedebistas Aluísio Braz (o Boi), Elias Chediek, Jair Martinelli e Roberval Fraiz, além de Adilson Vital (PV), do secretário municipal de Cultura, Renato Haddad, da coordenadora de museus, Virgínia de Gobbi, do secretário de Governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, do padre Samir Silva Souza, pároco da Igreja Sagrada Família que foi convidado a abençoar o local, entre outras autoridades locais.

História

O nome "Voluntários da Pátria" é uma homenagem aos 30 jovens araraquarenses que participaram da Guerra do Paraguai em 1865. Inaugurado em outubro de 1898, o prédio funcionou como sede da nova cadeia e Fórum. De 1911 até 1942, foi ocupado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura. A partir de 1943, passou a sediar o Conservatório Dramático e Musical. Abrigou também a Escola de Belas Artes de 1947 a 1963, simultaneamente ao Conservatório no período de 1947 a 1954. Foi novamente sede da Câmara Municipal até 1974. Em 5 de abril de 1975, foi reformado e aberto como sede do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria". Com uma arquitetura eclética, entre as salas do espaço estão: Sala Mestre Dito, Sala Professora Silvia Carvalho, Sala Araraquara e Sala Madalena Olivastro. No pavimento superior, ficam as salas das telecomunicações e energia com mostra do acervo da CPFL e objetos de telefonia.

Publicado em: 11/02/2014 19:18:42