Alunos da Química apostam no Trote Solidário

Com o início de ano seguem as recepções aos “bixos” ou “calouros” nas Faculdades por alunos veteranos. Com isso a preocupação de professores e da população com relação aos trotes, que dependendo da forma como são aplicados, chegam a intimidar os novos universitários e a sociedade. A Comissão de Recepção aos “bixos” dos cursos de Química e Engenharia Química da Unesp – Araraquara, procuraram na tarde de sexta feira (7) a vereadora Edna Martins (PV) e a Assessoria Especial de Politicas Públicas da Juventude de Araraquara, solicitando apoio e sugestão de trotes solidários para serem aplicados aos novos alunos que ingressarão na Universidade até o final de fevereiro. De acordo com a estudante do 2º ano de Química, Luana Alves, nos últimos três semestres o grupo que recepciona os alunos tem praticado trotes mais saudáveis. Ela informou que os novos estudantes tiveram que arrecadar alimentos, mas considera pouco. “Resolvemos procurar ajuda para elaborar projetos efetivos, contínuo, que ano após ano, promova uma recepção sadia aos calouros”, afirma a integrante da Comissão. Edna, Débora Waki, assessora especial da juventude, e Silvano Drago, coordenador de transportes e serviços gerais, direcionaram uma série de sugestões aos alunos que deverão ser colocadas em prática nos dias 11 e 12, primeira chamada para inscrição da matricula; 18 e 19, na segunda chamada e dia 26, o terceiro dia de aula dos novos alunos.

Trote Solidário

As propostas feita aos alunos da Comissão de Recepção dos “bixos” pela vereadora do PV deverão contar com a parceria da Prefeitura de Araraquara.

Nos dias 11 e 12 os calouros organizam pedágios em semáforos  oferecendo mudas de árvores aos motoristas, ao contrário da ajuda financeira; 18 e 19 ajudarão a Prefeitura a limpar e pintar faixas de sinalização e rampa de acesso à cadeirantes, na praça localizada em frente ao Instituto de Química da Unesp; dia 26, terceiro dia de aula, os novos alunos deverão arrecadar produtos de higiene e limpeza, que serão doados à instituições da cidade.

Mas, o que é trote?

O trote estudantil (ou simplesmente trote) consiste num conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes no ensino superior e, em algumas exceções, no Ensino Médio, geralmente no caso dos aprovados num processo seletivo, que podem ser leves ou graves. Costuma ocorrer nos dias da denominada calourada, que acontecem no início de um semestre ou ano letivo, em escolas, faculdades e universidades pelos estudantes mais antigos, chamados de veteranos, nos recém-chegados, conhecidos como calouros ou "bixos". O trote também costuma acontecer na escola depois da calourada, principalmente nos calouros que não compareceram a ela. Algumas instituições, visando a acabar com a tradição do trote estudantil de fato, promovem uma variação mais saudável desse, o chamado trote solidário, um modo mais útil e menos agressivo de recepção a novos alunos. E é frequente também, mesmo depois da época de calourada, trotes fora da instituição de ensino, principalmente em casas de república, lugar onde dormem os alunos que vieram de outras cidades, uma vez nestes locais a escola ou universidade não tem controle e não pode emitir ocorrências ou realizar punições.

Publicado em: 10/02/2014 15:25:58