'Temos que aprender muito com essa civilização', destaca vereador em abertura de exposição inca

Rota Qhapaq Ñan. Criada há muitos séculos, ela corta as mais variadas paisagens do planeta - gélidas montanhas nevadas, recôncavos secos e desérticos, savanas, areia, florestas; alguns pontos têm até calçamento. A mão do homem da antiguidade estava e está presente ali até hoje. É uma rota de mais de 9 mil quilômetros de extensão criada pelos Incas que ligava vários países: Peru, Bolívia, Chile, Equador, Argentina; uma rede para desenvolver em torno dela o sistema viário dos Andes.

A histórica rota está retratada na exposição itinerante Qhapaq Ñan, O grande caminho Inca, que percorre o mundo e Araraquara também foi presenteada com essa mostra. A cerimônia de abertura oficial da exposição aconteceu na tarde de quinta-feira (6) e contou com a presença do prefeito Marcelo Barbieri; Fernando Alvarez, Cônsul Geral Adjunto do Peru; Marília Bonas, Presidente Executiva do Museu da Imigração e do vereador Elias Chediek, que representou a Câmara Municipal. 80 fotos e cerâmicas tradicionais compõem a mostra, elaborada no ano de 2005, abordando os trajetos e contando um pouco da história do povo Inca. Chediek ressaltou a importância dessa exposição pela beleza das obras, tanto fotos, quanto cerâmicas, que retratam os costumes que permanecem vivos através dos tempos. “Temos que aprender muito com essa civilização”. “As obras são perfeitas, com encaixes perfeitos e nos fazem viajar ao olhar essas paisagens”, afirma.

O vereador ainda destacou que os estudantes das escolas municipais visitarão a exposição e terão um aprendizado importante, pois vão manter contato com obras de uma civilização que estava bem à frente de seu tempo. O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu a presença do Cônsul na cidade e também falou sobre conhecimento, “Quero que nossos alunos venham absorver um pouco da inteligência e da sabedoria desse povo que contribuiu tanto com a nossa civilização”. O Cônsul Geral Adjunto do Peru, Fernando Alvarez, por sua vez elogiou Araraquara e as dependências do Teatro Municipal. “Agradeço e me sinto muito feliz por poder apresentar um pouco das nossas tradições ao seu povo”. “Não poderia encontrar lugar melhor do que esse para trazer essa exposição, já que aqui é a Morada do Sol, e Inca é o Filho do Sol”.

A exposição "Qhapaq Ñan, o grande caminho inca" é gratuita e estará aberta ao público no saguão do Teatro Municipal até o dia 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Publicado em: 07/02/2014 18:54:02