Vereador participa de encontro entre Microsoft e Prefeitura

Objetivo foi apresentar projeto 'City Next' desenvolvido pela empresa

O vereador Elias Chediek (PMDB) participou, na tarde da terça-feira (4), de encontro entre o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e o representante da Microsoft João Thiago Poço. O objetivo foi apresentar ao chefe do executivo o projeto “City Next”, conhecido no Brasil como “Cidades Inteligentes”.

Participaram também da reunião o Secretário de Governo Orlando Menghati Filho, o Nino; o diretor da Cota Assessoria, Álvaro Barcha; e o Diretor da Allen Informática, Marcelo Rodrigues – ambas empresas parceiras da Microsoft. Na ocasião Poço apresentou um vídeo explicativo sobre o “City Next”, que permite, por meio do uso de tecnologias avançadas, aperfeiçoar os recursos existentes na cidade para promover melhorias nas áreas de Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, entre outras. “É um projeto novo, que está em fase de apresentação apenas para algumas cidades pioneiras, com potencial para implantação”, disse o representante da Microsoft. Um exemplo demonstrado ao prefeito foi o uso da tecnologia para monitorar os atendimentos e a gestão da Saúde. É possível visualizar em tempo real quantas pessoas estão sendo atendidas, a especialidade médica, o tipo de doença e procedimento adotado pelo médico e a retirada do medicamento das farmácias nas unidades, entre muitas outras coisas. “O paciente pode ter uma pulseira que armazena todos os seus dados: pressão arterial, níveis de glicose e colesterol, peso altura, etc. e, quando chega ao consultório, os dados são mostrados no computador do médico”, explicou Poço.

Outro recurso demonstrado foi a possibilidade de visualizar os crimes ocorridos na cidade, identificando o tipo (assalto, roubo, sequestro), o local, a data, o horário e até detalhes da ocorrência policial. Barbieri ficou satisfeito com o que viu e explicou que a área que demanda maior mais preocupação hoje é a da Saúde. “Investimos 35% do nosso orçamento em Saúde e quero melhorar ainda mais”, disse. Assim encarregou o Secretário Nino de fazer um projeto piloto, experimental, usando dados da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos nos esforçar para implantar o projeto ‘City Next’ o mais rápido possível em Araraquara. A comunidade ganha com isso”, disse Nino.

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)

Publicado em: 05/02/2014 19:34:45