'Quem usa a farda azul tem algo especial'

Vereador, líder do governo, afirma que os guardas municipais arriscam a vida pelo próximo

“A Guarda Municipal é a representação do servidor mais perto da população; quem usa a farda azul, com certeza, tem algo especial, pois arrisca a sua vida pelo próximo." Estas palavras foram pronunciadas pelo líder do governo na Câmara, Aluísio Braz, o Boi (PMDB), na comemoração aos 12 anos da Guarda Civil Municipal de Araraquara (GCM), realizada na manhã de terça-feira (4), no auditório do Sesc. O vereador Elias Chediek (PMDB) também participou do evento.

Criada em 2002 para proteger os bens, serviços e instalações do município, a GCM também trabalha em atividades preventivas direcionadas às modalidades de ronda escolar com campanhas educativas, guarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prestando auxilio à população por intermédio da Defesa Civil, bem como no patrulhamento preventivo e comunitário , exercendo a fiscalização em praças públicas, entre outras ações, atuando como órgão complementar de segurança pública.

Boi, que falou em nome da Câmara Municipal, destacou que “apesar dos últimos acontecimentos relacionados às câmeras de segurança, temos que lembrar o quanto esta corporação ajudou a população araraquarense em ações preventivas”. Para ele, “nesses 12 anos, foram realizados patrulhamentos das praças e escolas públicas inibindo traficantes de drogas; houve o reconhecimento público da instituição, além da aquisição de equipamentos de trabalho; portanto, que venham mais investimentos, pois esses profissionais precisam da tranquilidade para tamanha missão”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel José Antônio Spera, “nos últimos cinco anos, foram registrados 63.288 patrulhamentos em escolas estaduais e municipais; 216.765 em prédios públicos; e 2.051 apreensões de pipas com linhas de ceróis, evitando, por muitas vezes, fatalidades”.

O secretário de governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, informou que foram liberadas três câmeras de videomonitoramento para auxiliar a GCM a identificar carros roubados, além de 800 mil para equipar e melhorar as condições de trabalho da corporação.

Entre outras autoridades locais e guardas municipais, também participaram do evento o coordenador da Guarda Municipal, Marcos Roberto da Silva; o chefe do Tiro de Guerra, subtenente Celso de Souza Camargo; o delegado da 4ª DP, capitão Felipe França; representando a Policia Militar Rodoviária, Major Robson Douglas de Souza; o subcomandante interino do 13º BPM/I, capitão Paulo Henrique Jurizatto; e o palestrante do dia, o guarda municipal de Ribeirão Preto, Marcos Antonio Carniel.

Publicado em: 05/02/2014 11:51:27