Presidente da Câmara destaca estímulo à participação popular em prestação de contas

Ao completar ano à frente da Mesa Diretora, vereador João Farias (PRB) cita avanços e conquistas
Visualize fotos

O principal objetivo da Mesa Diretora a partir de 1º de janeiro de 2013 foi o de estimular uma maior participação popular no cotidiano do Poder Legislativo araraquarense. Para isso, João Farias (PRB), presidente da Câmara adotou uma série de medidas e avalia ter obtido resultados mais que satisfatórios. A avaliação do primeiro ano de mandato como presidente foi feita durante prestação de contas na noite de quinta-feira, 30 de janeiro. João Farias ressaltou também a atuação e colaboração dos colegas Farmacêutico Jefferson Yashuda (PSDB), vice-presidente; William Affondo (PDT), primeiro secretário; e, Jair Martineli (PMDB), segundo secretário. O primeiro ato foi a mudança no horário das sessões ordinárias que passaram das 15 horas para as 18 horas. Outra mudança foi a aprovação de nova redação do Regimento Interno, aumentando o número de comissões permanentes 4 para 7. A Mesa alterou o horário de funcionamento da Câmara. Os serviços internos e o suporte aos parlamentares passaram a ser feitos a partir das 8 às 18 horas; foi instituído o Plano de Cargos e Salários e houve alterações no quadro especial dos servidores.

 

Conquistas e inovações

Foi aprovada a criação da Sessão Cidadã, espaço democrático para manifestação pública direta no Poder Legislativo, que já resultou na adoção de projetos como o que permite que uma entidade possa ‘adotar’ e cuidar de praças e espaços públicos. A Comissão de Controle Interno passou a ser eleita pelos próprios funcionários que acompanham todas as ações administravas e financeiras da Casa.

Outra grande conquista destacada por João Farias foi a instituição da Escola do Legislativo, objetivando a educação política dos cidadãos e a qualificação técnica dos vereadores e servidores com o desenvolvimento de atividades pedagógicas, programas de formação, aperfeiçoamento e especialização técnica; realização de cursos, palestras, debates e seminários, entre outras atividades. Mais uma inovação foi a criação de uma estrutura para oferecer a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das sessões ordinárias e de outras atividades do Legislativo. Hoje todas as transmissões realizadas pela TV Câmara contam a tradução em Libras. Com a equipe do Setor de Comunicação foi produzido o vídeo clip “Craque só no Futebol”, com o objetivo de conscientização dos jovens sobre o mal que representa a droga na sociedade. O vídeo foi enviado para todo o Brasil e entregue em mãos Alexandre Padilha, ministro da Saúde. Deu sequência ao processo de implantação da TV digital na Câmara por meio de parceria com o Congresso Nacional.

A Câmara assumiu também os debates da Revisão do Plano Diretor, fazendo Audiências Públicas regionalizadas, trazendo para a discussão os diversos segmentos da sociedade. Foi a primeira vez que o fato ocorreu na cidade. No período foi criado um novo espaço para manifestações artísticas. O saguão da Câmara Municipal passou a receber mensalmente exposições de obras de arte executadas por artistas de Araraquara. Foram efetuadas reformas do prédio da Câmara, ampliando para 60 pessoas o espaço na galeria e criando um novo Plenarinho com 80 lugares para dar mais conforto àqueles que querem acompanhar as sessões. Todo o Setor Administrativo foi para o prédio do Clube Náutico. João Farias lembrou o empenho para a implantação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostas irregularidades cometidas pelo ex-vereador Ronaldo Napeloso. “Foi um ano muito difícil, mas também de grande transformação e conquistas. Criamos ferramentas efetivas para a Câmara ser chamada de a Casa do Povo”, concluiu.




Publicado em: 03/02/2014 10:29:40