Câmara aprova projeto que cria Semana de Prevenção à Verminose

Visualize fotos

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 244/13, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda, que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose a ser levada a efeito na primeira semana de abril de cada ano, integrando o calendário oficial do município de Araraquara. A Semana tem como objetivos promover a conscientização e orientar com regras básicas de cuidados de higiene domiciliar e pessoal para evitar a contaminação, através de profissionais qualificados; viabilizar aos acadêmicos de diversos cursos de graduação em nível superior a realização de trabalhos de campo junto à comunidade, em conjunto com os voluntários das instituições participantes; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficar à disposição da comunidade em geral, apontando as causas, os sintomas, os meios de prevenção à verminose e onde procurar tratamento.  O projeto prevê que incentivos junto às instituições públicas ou privadas cobrirão eventuais despesas decorrentes da lei.

 

Verminose

A verminose é um tipo de parasitose intestinal que atinge pessoas de todas as idades, tanto na cidade como no campo. As consequências representam graves danos à saúde de todos, às vezes fatais. É a doença que atinge no Brasil 80% de pessoas de todas as idades, tanto na cidade como no campo. Cansaço e falta de disposição, baixo rendimento escolar, dores abdominais, anemias, enjoos, diminuição das defesas do organismo, vômito e diarreia são sintomas das verminoses parasitárias. Em sua justificativa, o vereador esclarece que extirpar a verminose é quase impossível, pois não existem vacinas antiparasitárias.

“Araraquara tem condições muito positivas de saneamento básico, de primeiro mundo, com 100% de água e esgoto tratados, e a incidência de verminose é pequena. Antes de apresentar o projeto, conversei com o professor de parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, campus de Araraquara, João Aristeu Rosa, que se colocou à disposição para uma parceria tanto para elaborar material de conscientização quanto para que estudantes possam atuarem em escolas municipais e na zona rural levando informações sobre higiene para evitar contaminação por vermes, já que o foco é orientar principalmente as crianças”, disse o vereador. Yashuda lembra que a iniciativa de instituir a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose em todos os municípios do Brasil faz parte do incansável trabalho do Dr. Moisés Eli Magrisso, acreditando ser a melhor forma de erradicar definitivamente a verminose em nosso país, o que sem dúvida alguma, além de melhorar sensivelmente a saúde da população com benefícios ao aumento da produtividade no trabalho e no rendimento escolar, muitas vezes serão salvas. O projeto de lei de autoria do vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda foi subscrito pela vereadora Gabriela Palombo (PT).




Publicado em: 30/01/2014 19:54:42