Vereadores destacam novo Plano Diretor

Parlamentares citam avanços e exaltam acordo que permitiu aprovação unânime do projeto de revisão

Um grande avanço para a cidade. Demonstração de desprendimento e maturidade política para a costura de um acordo que garantiu a incorporação de 56 emendas e a aprovação por unanimidade do projeto revisão. Em síntese, estas são as análises dos vereadores a respeito do ‘saldo positivo’ das discussões acerca do novo Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental Araraquara (PD). Situação e oposição concordam que os nove meses de intensos debates e acaloradas discussões que resultaram no projeto aprovado fizeram com que Poder Público e iniciativa privada tenham um norte claro para o planejamento de ações e empreendimentos que contribuam para a garantia de mais qualidade de vida para os araraquarenses e uma cidade melhor para o futuro.

Apesar de comemorar o resultado, Edna Martins (PV), presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental, observa que “agora precisamos trabalhar para elaborarmos as leis que regulamentarão o que foi aprovado para podermos avançar ainda mais”. Para ela, “aprovamos um Plano Diretor que foi articulado com toda a sociedade e que traz um pouquinho de todos nós”.

História

Também satisfeito com o resultado, João Farias (PRB), presidente da Câmara Municipal, adverte para que não haja vetos por parte do Executivo. “Apesar da grande participação dos mais diversos segmentos sociais nas discussões, muitos setores podem não estar se sentindo contemplados e pressionarem para o Executivo vetar partes do projeto aprovado; mas, se o prefeito sancionar o projeto como foi aprovado, o Plano Diretor se tornará um marco histórico para nossa cidade”. Para Aluísio Braz, Boi (PMDB), líder do governo na Câmara, “nunca um Plano Diretor foi tão discutido e alterado; foi um debate democrático que representa um grande avanço para Araraquara”. Na opinião dele, PD ficou “muito bom porque todos trabalharam pensando no que é melhor para a cidade”. A vereadora Gabriela Palombo (PT), líder da oposição, afirma estar “bastante satisfeita”. De acordo com ela, “Câmara e sociedade trabalharam em conjunto e democraticamente para corrigir as deficiências do projeto original”. Para a parlamentar petista, o novo PD “vai permitir melhor planejamento, organização e desenvolvimento sem sacrifícios ao meio ambiente, melhor qualidade de vida e sustentabilidade”.

Engrandecimento

O vereador Dr. Lapena, líder da bancada do PSDB, lembra que a participação de entidades dos mais variados setores da sociedade, o empenho do Legislativo em busca de uma proposta consensual representam um “avanço importante”. Para ele, “isso tudo nos engrandeceu”.  O tucano entende que o PD sinaliza para a sustentabilidade e para uma melhor qualidade de vida. “Vamos olhar o futuro de uma outra forma”, ressalta. Líder da bancada do PMDB, Elias Chediek, diz esperar “agilidade para a aprovação das leis complementares para garantir a execução do Plano Diretor”. Na avaliação dele, “o sucesso foi graças à participação efetiva da sociedade em todas as discussões e a cidade saiu ganhando com isso”.

Os petistas Edio Lopes e Donizete Simioni creditam o resultado final ao amplo debate com a sociedade. Para eles, a Câmara sai fortalecida e o texto final reflete a disposição em construir uma cidade melhor. “Conseguimos avançar para o bem da cidade”, diz Édio. “Ampliamos os mecanismos de controle e fiscalização e Araraquara saiu ganhando”, completa Simioni.

Publicado em: 30/01/2014 10:59:09