Acordo garante aprovação unânime do Plano Diretor

Consenso também permitiu que todas as sugestões dos vereadores fossem incorporadas em uma única emenda

Após oito meses de intensas discussões envolvendo Legislativo, Executivo, entidades da sociedade civil e cidadãos interessados, o projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PD) foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na noite da quinta-feira (23).

Também por unanimidade os vereadores aprovaram o projeto que estabelece o Plano Regulador de Parcelamento do Solo e o que regulamenta a aplicação do instrumento urbanístico de outorga onerosa do direito de construir no Município. Os três projetos receberam 60 emendas que, consensualmente, acabaram incorporadas ao texto final. O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara, saudou os colegas pelos acordos e pela maneira que o consenso foi obtido. “A Câmara cumpriu um papel histórico e fundamental para Araraquara. Sempre houve empenho para trabalharmos da melhor maneira possível, o que nos possibilitou avançarmos e chegarmos a este resultado”, afirmou.

João Farias, entretanto, alertou para que “nós vereadores, sobretudo os componentes da base governista, não podemos permitir que, pelas pressões daqueles setores que não se sentiram contemplados, o Executivo vete as emendas como aconteceu com o PPA [Plano Plurianual] e a LOA [Lei Orçamentária Anual]”. Para ele, “se o prefeito sancionar o projeto como foi aprovado hoje, o Plano Diretor se tornará um marco histórico para nossa cidade”. Presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental, a vereadora Edna Martins (PV), destacou que historicamente Araraquara tem se preocupado com o planejamento e enalteceu o processo de discussão que levou ao texto final.

Edna citou a ampliação dos debates, realizados em todas as regiões da cidade, as parcerias com Unesp e Uniara, a consultoria técnica contratada pela Mesa Diretora para estudos e esclarecimentos sobre o PD, e a flexibilidade de governistas, oposicionistas, entidades e do próprio Executivo. “Aprovamos um projeto melhor do que o chegou porque todos contribuíram. O Plano Diretor ficou bom porque representa nossa cidade”, salientou.

Publicado em: 24/01/2014 10:56:21