CEI: gabinete da Presidência falou apenas oito vezes em Secretaria

Visualize fotos

Apontado por Adriana Célia Dias, a ex-secretária de Ademir Palhares, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, como o segundo vereador que mais pedia agilidade em projetos, o presidente da Câmara Municipal João Farias (PRB), desqualificou o depoimento dela nesta sexta-feira, ao ser ouvido pela Comissão Especial de Inquérito (CEI). Ele mostrou a listagem dos telefonemas feitos e recebidos em seu gabinete durante os últimos três anos. Os dados mostram que esse contato era insignificante.

O presidente da Câmara confirmou que seu último contato com Mimi foi para pedir informações sobre o projeto da casa do seu irmão. E a conversa foi técnica. Além disso, rebatendo a versão apresentada por Adriana de que o contato com ele e seu gabinete eram frequentes, João Farias apresentou a relação de ligações feitas do seu gabinete de 1º de janeiro de 2011 até 31 de dezembro do ano passado. Neste período, foram apenas oito ligações feitas e a mais longa, em 2012, teve um tempo praticamente irrisório de dois minutos e cinco segundos. “E nenhuma ligação foi recebida pelo meu gabinete vindo da Secretaria. E mais: nesses anos não fiz e nem recebi nenhuma ligação da Secretaria ou dos celulares do Mimi no meu celular”, diz João Farias classificando o depoimento de Adriana como sendo mentiroso e de outra realidade. João farias negou que seu gabinete tenha uma demanda significativa de pedidos enviados à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Dos seus três assessores, somente um foi algumas vezes ao prédio da Prefeitura e a maioria das solicitações não eram de projetos, mas sim de desmembramentos de terrenos. “A Adriana veio aqui na CEI e falou que eu era o segundo vereador que mais fazia pedidos, mas, até agora, não indicou um projeto sequer.” Em seu depoimento aos vereadores da CEI, Ademir Palhares contou sobre uma reunião envolvendo João Farias sobre a implantação da Secretaria de Habitação. Ali, houve uma divergência de ideias entre os dois. Para o presidente da Câmara, apesar da justificativa técnica do ex-coordenador, na sua opinião, tudo não passou de uma disputa política e por espaço partidário.

E essa rixa ter foi potencializada quando João Farias encaminhou ao prefeito Marcelo Barbieri um empresário que acusava Mimi de cobrar propina. Em seu depoimento, Mimi negou. Já Farias acredita que por ter feito essa denuncia o ex-coordenador acabou perdendo poderes dentro da Secretaria que trabalhava. Mimi era vice-presidente do DEM, partido, então, comandado por Ronaldo Napeloso, personagem política por quem Farias admitiu ter boa relação pessoal e algumas divergências no campo profissional. Sobre a ligação telefônica entre Mimi e Adriana, captada pela Polícia Federal e divulgada por parte da imprensa, em que os dois citam o presidente da Câmara, João Farias acredita que essa conversa mostrou o desequilíbrio dos dois. “O problema é que a mídia deu muita importância e me colocou como alguém sob suspeita. O Mimi mesmo já disse aqui na CEI que tudo não passou de um engano. Eu não faço parte da investigação da polícia e isso ninguém levou em conta”, destaca Farias classificando a divulgação como irresponsável.

 

Histórico

A apuração de suspeitas de desvios de recursos públicos, esquemas de cobrança de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos em três secretarias municipais foi prorrogada até 15 de fevereiro. A CEI foi instituída em 11 de setembro de 2013 para investigar suspeitas no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf); e, nas Secretarias Municipais de Agricultura, Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, e Desenvolvimento Urbano. Até o momento foram colhidos 35 depoimentos de empresários, secretários e ex-secretários e coordenadores e ex-coordenadores e servidores municipais. Os vereadores realizaram 88 visitas a áreas doadas e constataram a existência de 160 mil m² sendo utilizados com desvio de função.

Além de Donizete Simioni (PT), que preside a Comissão, ela é composta pelo relator Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) e tem como integrantes os vereadores Edna Martins (PV), Dr. Helder (PPS) e Geicy Sabonete (PSDB).




Publicado em: 20/01/2014 10:57:45