“Mesmo que demore um pouco, não vou desistir de implantar o ‘Boa Praça’; sei que temos que avançar com relação à adequação do projeto para a nossa cidade, mas, se depender dos meus esforços Araraquara será contemplada”, afirmou a vereadora Juliana Damus (PP) em reunião realizada na quinta feira (16) junto ao coordenador executivo de Serviços Públicos, Sebastião Brito Fernandes; da coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria), Oriomar Carmagnani, a Teca; e do procurador da Secretaria de Negócios Jurídicos, Jeriel Biasioli.
O projeto é um programa socioambiental, semelhante ao implantado pela Prefeitura de Matão, em setembro de 2007, que tem por objetivo promover a integração do idoso à comunidade, através de ações direcionadas, que incluem educação ambiental, técnicas de jardinagem e o cuidado e a preservação do meio ambiente por meio da ocupação dos espaços públicos. Segundo a vereadora, o projeto está na fase final, “já decidimos as condições do texto do projeto, dentre elas como será realizado o processo de seleção para contratação dos idosos, ajuda de custo e kit básico para as atividades. Vamos levar a ideia pronta para o prefeito Barbieri, e junto, algumas sugestões de nome para o programa”, afirma. Brito sugeriu que o programa também seja ampliado para atender aos idosos que moram na Vila da Dignidade, “já que muitos deles buscam outra atividade, porque não incluirmos eles no programa; desta forma além de ter uma renda extra, estarão ajudando a conservar o próprio local em que residem”, conclui.
Critérios
Entre os requisitos para o ingresso no Programa está o da idade, que deverá ser igual ou superior a 60 anos; residir próximo à praça onde serão desenvolvidas as atividades; e, renda mensal inferior a três salários mínimos. Ficou decido em reunião que o Cria se encarregará pelo processo de seleção e o departamento de serviços públicos da cidade pelo treinamento e supervisão dos idosos em atividades. O Departamento Jurídico da Prefeitura fará as alterações discutidas em reunião no texto do projeto, para depois apresentá-lo no próximo encontro que deverá ser agendado no final deste mês.
Publicado em: 17/01/2014 19:41:24