CEI: Ademir Palhares será ouvido na quinta; João Farias na sexta-feira

Estão marcados para amanhã e sexta-feira, às 15 horas, os depoimentos que faltavam serem colhidos pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Araraquara. Ademir Palhares, o Mimi, ex-coordenador de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, que foi preso pela Polícia Federal em agosto do ano passado e foi citado inúmeras vezes durante os depoimentos colhidos pelos vereadores, será ouvido na quinta-feira no prédio anexo do Legislativo. Para o presidente da CEI, Donizete Simioni (PT), o ex-coordenador tem muitas explicações a serem dadas, apesar de já ter prestado depoimentos formais à PF e ao Ministério Público. Mimi, como é conhecido, foi apontado por usufruir da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para ter algum tipo de favorecimento durante a aprovação de projetos. Além dele, na sexta-feira, às 15 horas, a CEI ouvirá o presidente da Câmara, o vereador João Farias (PRB). O parlamentar foi citado pela ex-secretária de Mimi, Adriana Célia Dias, de também obter algum tipo de favorecimento. João Farias nega e já colocou a disposição a listagem de telefonemas feitos por ele durante o seu mandato. A apuração de suspeitas de desvios de recursos públicos, esquemas de cobrança de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos em três secretarias municipais foi prorrogada até 15 de fevereiro. A prorrogação por 30 dias foi aprovada por 15 votos favoráveis em sessão extraordinária no início da noite de terça-feira, 14 de janeiro. A CEI foi instituída em 11 de setembro de 2013 para investigar suspeitas no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf); e, nas Secretarias Municipais de Agricultura, Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, e Desenvolvimento Urbano. Até o momento foram colhidos 35 depoimentos de empresários, secretários e ex-secretários e coordenadores e ex-coordenadores e servidores municipais. Os vereadores realizaram 88 visitas a áreas doadas e constataram a existência de 160 mil metros quadrados sendo utilizados com desvio de função. Além de Simioni, que preside a Comissão, ela é composta pelo relator Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) e tem como integrantes os vereadores Edna Martins (PV), Dr. Helder (PPS) e Geicy Sabonete (PSDB).

Publicado em: 15/01/2014 13:44:55