Nanoarte abre exposições de 2014 no Espaço Cultural da Câmara

Visualize fotos

O Espaço Cultural da Câmara Municipal de Araraquara abre a programação de exposições de 2014 na quinta-feira (16), às 15 horas, com a Nanoarte, uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia. Serão expostas 30 imagens obtidas por meio de microscópio eletrônico de varredura e microscópio de força atômica pelos técnicos e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), cuja sede é no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, e integrado por uma rede de pesquisadores da Unesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Dirigido pelo Professor Doutor Elson Longo, o CDMF é um centro de excelência financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As imagens são resultado da análise morfológica de estruturas nanométricas de materiais pesquisados nos laboratórios de microscopia do CDMF, as quais são ampliadas, colorizadas e transformadas em arte por meio da habilidade computacional dos pesquisadores. A Nanoarte se insere em uma área de investigação em que convergem arte, ciência e tecnologia, revelando estruturas nanométricas produzidas pela natureza, as quais são invisíveis ao olho humano sem a utilização de ferramentas poderosas como os microscópios de alta precisão. Estas morfologias foram transformadas pelos artesãos de laboratórios em imagens de um mundo surrealista, nas quais a natureza morta ganha vida, vigor e transcende o imaginário.

 

Premiada em Nova York

O CDMF foi premiado na exposição Nanoarte 2013, em Nova York, nos Estados Unidos. Foram expostas 20 imagens de Nanoarte elaboradas pelos pesquisadores e técnicos do CDMF, Daniela Caceta, Rorivaldo Camargo, Ricardo Tranquilin e Enio Longo. O concurso reuniu 107 imagens de 33 participantes oriundos dos EUA, Brasil, Alemanha, Canadá, Itália, Romênia, Holanda, Eslovênia, Austrália, Rússia, Japão e México.

 

CDMF

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Multifuncionais (CDMF) é um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela Fapesp, cujo foco principal é o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento.

A característica mais importante desse centro é a multiplicidade de suas missões. Além da missão primordial de desenvolver pesquisa em materiais cerâmicos, básica ou voltada para a inovação, focalizada em objetivos específicos, o centro tem como missão não menos importante, desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade. Entre os aspectos inovadores do Centro salienta-se o componente educacional, em todos os níveis, de sua missão. Além de desenvolver os programas de iniciação científica e de pós-graduação, vinculados a programas de renome como IQ-Unesp-Araraquara, DQ-UFSCar, IFSC-USP-São Carlos, DF-UFSCar, DEMa-UFSCar e IPEN, cabe também ao CDMF realizar atividades de extensão na área de educação básica, tais como iniciação científica para alunos e professores de segundo grau, treinamento de professores e cursos de difusão científica. Dentro desta filosofia o CDMF é formado por três colunas fundamentais: Pesquisa, Inovação e Difusão.




Publicado em: 10/01/2014 12:58:54