Vereador pede obediência à Lei de 'Mazinho' que proíbe 'Coroa de Cristo' nas ruas

O vereador Roberval Fraiz (PMDB) oficiou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) solicitando providências em conjunto com o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Valter Ricardo Léo Rozzato (Laxixa), visando a solucionar questão que vem atormentando transeuntes que percorrem diariamente a Rua Judith de Barros Batelli, travessa da Rodovia Manoel de Abreu, Chácara Velosa.

O parlamentar constatou ao visitar aquele espaço a cruel realidade vivenciada por moradores que reclamam constantemente da presença das plantas conhecidas por “coroa de Cristo” ou “colchão de noiva” em quase toda extensão das calçadas da via pública, impossibilitando a passagem de pedestres. “As pessoas são obrigadas a se utilizarem do leito carroçável, dividindo espaço com os veículos para chegar a Rodovia Manoel de Abreu, pois aquele que seria o espaço para os pedestres está ocupando pelas plantas”, reflete Fraiz, lembrando a necessidade do cumprimento da Lei nº 3.022, de 25 de novembro de 1983, de autoria do vereador Omar de Souza e Silva (Mazinho-PMDB).

A lei de autoria do vereador “Mazinho” (falecido em 2001) em seu artigo 1º delimita que “na parte fronteiriça dos muros junto ao passeio público dos imóveis localizados dentro do perímetro urbano da sede do município, desde que se situem em vias públicas dotadas de toda infraestrutura, fica proibido o plantio das plantas conhecidas por coroa de Cristo ou colchão e noivas, rosas, cactos e outras que possam causar riscos à integridade física dos pedestres”.

“A Lei nº 3.112, de 6 de setembro de 1984, de autoria do vereador Domingos Carnesecca Neto suspendeu pelo prazo de 45 dias a aplicação da Lei de Mazinho, mas ao que tudo indica esta suspensão ainda perdura, pois atestamos o fato na Rua Judith de Barros Batelli, via com tráfego intenso e trânsito constante de pedestres, estes altamente prejudicados”, acentua o vereador enfatizando que além de oficiar ao prefeito Barbieri através de Indicação, vai ainda manter contato com o titular da pasta de Serviços Públicos objetivando solucionar a questão rapidamente.

Publicado em: 09/01/2014 14:08:26