CEI pode ser prorrogada

Reunião, possivelmente, na próxima quarta-feira definirá rumos da investigação

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura indícios de desvios de recursos públicos para compra de alimentos e de supostos esquemas de cobrança de propina para a concessão de áreas, e aprovação de projetos envolvendo três secretarias municipais poderá ser prorrogada.

Na manhã da segunda-feira (16), os cinco integrantes discutiram e analisaram as informações apuradas até o momento. De acordo com o vereador Donizete Simioni (PT), presidente da CEI, os próximos passos serão definidos em nova reunião na quarta-feira (18). Simioni avalia que o trabalho realizado até o momento foi “bastante positivo”. A CEI fez cerca de 90 visitas a áreas doadas e constatou irregularidades em mais de 40 áreas, dessas, ao menos, 31 deverão ser recuperadas pelo município; outras 11 serão analisadas com mais detalhes.

Investigação

A Comissão colheu cerca de 30 depoimentos de secretários e ex-secretários, coordenadores e ex-coordenadores, servidores e empresários. Questionado se novas testemunhas serão chamadas, Simioni não descarta. “Os próximos passos serão definidos na reunião com todos os integrantes e, dependendo do que avaliarmos poderemos fazer novas convocações, mas ainda não tem nada definido”, afirma. A CEI foi instituída em 11 de setembro de 2013 para investigar suspeitas no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf); e, nas Secretarias Municipais de Agricultura, Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, e Desenvolvimento Urbano.

Origem

A investigação foi originada após a Operação Schistosoma, desencadeada pela Polícia Federal e Ministério Público, em 6 de agosto, por suspeitas de fraudes, recebimento de propina e desvio de recursos envolve o ex-vereador Ronaldo Napeloso (DEM), a ex-chefe de gabinete dele, Maria Helena Scuoppo; e, os ex-integrantes do governo municipal Ademir Palhares, Hélio Aparecido Azevedo e Cristiano Rumaqueli. Posteriormente, foram indiciados os ex-secretários Célio Dória e José Roberto Cardozo; o ex-diretor Jurídico da Câmara, João Luiz Ribeiro dos Santos; os empresários Ademir Trizólio e José Antonio Ribeiro dos Santos; e, Leonardo Rodolfo Napeloso, filho do ex-vereador.

Presidida por Donizete Simioni e relatada por Aluísio Braz, Boi (PMDB), a Comissão tem ainda como integrantes os vereadores Edna Martins (PV), Geicy Sabonete (PSDB) e Dr. Helder (PPS).

Publicado em: 17/12/2013 10:56:26