Vereador comemora manutenção do Cuca Centro

O vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB) se manifesta contente com a notícia de que o Cursinho Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) será mantido. O cursinho beneficia estudantes de baixa renda que não tem condições de pagar um cursinho popular. Havia a informação, dada por alunos ligados ao cursinho, de que a Prefeitura, parceira da Unesp no cursinho, não tinha interesse na continuidade do mesmo no período da tarde, porém, manteria o período noturno em atividade. A preocupação de professores, alunos e outras pessoas ligadas ao cursinho foi manifestada na Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 3 de dezembro, na Câmara Municipal de Araraquara, quando o professor Gabriel Papa e Camila de Mendonça, defenderam a manutenção e ampliação do Cuca Centro no período diurno. O professor afirmou que já havia sido comunicado que a Prefeitura não teria mais interesse em manter funcionando o Cuca no período diurno. Depois de participar de entendimentos com a Secretaria da Educação, que resultaram na decisão de manter o cursinho no período diurno, o vereador Boi entende que ainda há fôlego para que o Cuca Centro continue com suas atividades. Porém, manifesta uma preocupação em relação a isso. “Mesmo com a grande importância social do cursinho, a evasão no decorrer do período tem sido muito alta; chega a 80% dentro de um semestre”, alertou. Pelo acordo feito com a Secretaria da Educação, o Cuca Centro tem a parceria renovada por mais seis meses, período em que deve ocorrer uma reavaliação da procura e da evasão.

Cuca

Dados de 2012 mostram que 22 alunos prestaram vestibular no segundo semestre e que 7 ingressaram em universidades públicas. Em 2013, nos vestibulares de meio de ano, temos registrado que 6 alunos passaram nas provas, sendo 5 em universidades públicas”; 14 estudantes de graduação da Unesp são beneficiados com bolsas e a possibilidade de aprendizado na prática na sala de aula.

Publicado em: 14/12/2013 13:39:54