Vereador pede desburocratização para imobiliárias da cidade

Vereador reuniu-se com empresários do ramo e secretário da Fazenda para apresentar problemas enfrentados pelo setor

O vereador Roberval Fraiz (PMDB) reuniu-se na manhã da quinta-feira (12) com representantes de algumas imobiliárias da cidade e de outras secretarias, juntamente com o secretário da Fazenda, Roberto Pereira, para resolver problemas, de ordem burocráticas, enfrentados por empresários do ramo imobiliário.

Alexandre Luiz Borsari, proprietário de uma dessas imobiliárias, informou os problemas enfrentados no que se refere à obtenção de informações. “A demora para ter a informação vem causando um transtorno muito grande, principalmente no que se refere a pendências nos imóveis”, e conclui, indignado: “há dias que acabo indo até três vezes para tentar resolver uma questão, atrapalhando inclusive o rendimento do meu trabalho. Não quero privilegio, apenas informações cadastrais”.

Fraiz propõem a criação de um cadastro com senha para que as imobiliárias obtenham informações através do computador, “é uma forma de simplificar os trâmites; de se evitar filas e transtornos para os donos de imobiliárias e, por consequência, aos seus clientes”, afirma o vereador. “O importante é desburocratizar os serviços e facilitar a vida de quem, também investe na cidade”.

De acordo com o empresário, outro problema é com relação ao pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), uma competência dos municípios e do governo federal, que têm como fator gerador à prestação de serviços. “Quero pagar o habite-se (documento da Prefeitura que comprova que o imóvel foi construído dentro das especificações legais) e o ISSQN, mas não consigo”, frisa Borsari. “Quando fui pessoalmente ao guichê para resolver mais rápido o problema, me mandaram aguardar notificação via correio, o que demora meses”.

Pereira finalizou a reunião estabelecendo um prazo para a elaboração de um projeto, com propostas de um sistema que atenda as demandas apresentadas para, posteriormente ser adotado pela Rede Imobiliária.

Publicado em: 13/12/2013 14:42:51