Na Câmara, ALL se compromete a avisar de acidentes e compartilhar recursos

Comunicar órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil quando houver acidentes na linha férrea, além de compartilhar telefones de contatos e seus recursos técnicos e materiais para atender outros tipos de anomalias em qualquer lugar de Araraquara. Esse foi o resultado da reunião realizada na quarta-feira (11), na Câmara Municipal, envolvendo os representantes da América Latina Logística (ALL), concessionária responsável pela malha ferroviária no município.

Ao presidente da Câmara, João Farias (PRB), que pediu a conversa depois de um acidente próximo a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, e ao também parlamentar Edio Lopes (PT), todo o plano de ação de emergência da empresa foi informado. Para a gerente de Relações Institucionais, Renata Ramalho, tudo é documentado e registrado com avaliações sobre os acidentes sejam eles rupturas ou furos nos vagões de tanques de combustíveis, justamente as cargas perigosas que preocuparam o Legislativo. “Nós fazemos a sindicância e também investigações ambientais.”

Atualmente, Araraquara é considerada uma base de nível três e por isso necessita de uma série de recursos nesse plano de emergência. O gerente de segurança do trabalho e meio ambiente da concessionária, Marcos Morgado, explicou a abrangência do plano, apresentou um cenário de simulações de acidentes como um descarrilamento e suas complicações, além de todo fluxo de acionamento que vai desde o maquinista, passando por supervisores e chegando a brigadistas que atenderão a anomalia no local.

Na reunião da Câmara, os representantes da ALL se comprometeram a compartilhar com os Bombeiros e Defesa Civil a ficha de acionamento interna com telefones internos e de empresas parceiras que possam ser acionados em uma emergência. Entre os recursos que ainda poderão ser divididos estão: guindastes, tratores, mantas absorventes e litros de gerador de espuma, uma material muito útil em caso de incêndios. Por protocolo, a concessionária tem a obrigação de comunicador os acidentes na malha ferroviária à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No encontro na Câmara, além dos dois gerentes, o assessor de Relações Institucionais, Emanuel Tavares, também prometeu avisar as autoridades locais até mesmo de acidentes administrados com recursos da própria concessionária.

Para João Fárias, a reunião foi bastante produtiva porque foi possível ver todo o nível organizacional da empresa voltado exclusivamente para Araraquara. Em caso de uma grande emergência, por exemplo, quase 200 pessoas podem ser chamadas. “Acho importante fazermos no ano que vem uma apresentação com a participação de toda a Câmara e outras autoridades. É importante socializar as informações desse plano sobre um possível acidente na malha ferroviária.”

Também participaram da reunião, o coordenador da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves, e o sargento Edson Tavares, do Corpo de Bombeiros. “Acho que o objetivo foi cumprido porque poderemos incluir a ALL na nossa lista de empresas parceiras no caso de uma emergência”, destaca o representante da Defesa Civil.

Publicado em: 12/12/2013 12:39:55