Comerciários são homenageados em Sessão Solene da Câmara

Prêmio que homenageia trabalhadores do comércio de Araraquara foi indicado pelo vereador Edio Lopes (PT)

A emoção tomou conta de afiliados do Sincomerciários na noite da segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Araraquara. Isso porque o vereador Edio Lopes (PT), instituiu, através da lei 8065, o Dia Municipal do Comerciário, o prêmio José Rodrigues de Lima, homenageando o próprio José Rodrigues, que denomina o prêmio, e a entrega do Título de Cidadão Araraquarense a Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo. Antes da solenidade, o presidente da Câmara, João Farias (PRB) recebeu em seu gabinete o novo araraquarense Motta, acompanhado de sua esposa Elaine Motta, além do Secretário Adjunto do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Aparecido de Jesus Bruzarosco, representando o governador Geraldo Alckmin; o presidente do Sincomerciários de Araraquara, José de Mattos Filho; o presidente do Sindicato dos Comerciários de Mogi das Cruzes, Jair Mafra; o vice-presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, Oscar Gonçalves; e, o vereador Edio e sua esposa Daniela Lopes. Para Edio, autor das homenagens, “José Rodrigues de Lima foi indicado por seus pares, pois trabalhou de forma exemplar dignificando a profissão; uma justa homenagem àquele que ajuda a construir, com sua dedicação e trabalho, o progresso e desenvolvimento desta cidade”, afirmou o parlamentar se referindo ao homenageado.

“Já Motta, que é um líder em sua categoria, não só no estado de São Paulo, mas também em todo Brasil, nada mais justo receber o Título Araraquarense, uma vez que sintetiza o sindicalismo puro, voltado para a classe trabalhadora, sempre atento as suas reivindicações, em qualquer parte do Brasil”, concluiu o parlamentar. Segundo Edio, “através destas homenagens reafirmamos a participação desta classe tão importante em nossa vida, que desde Getúlio Vargas, vem batalhando por melhorias, como a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas”, frisou o parlamentar. “Por isso, a importância de, além de homenagear um comerciário, também termos uma data especial para relembrar as lutas da categoria; todo dia 30 de outubro”. O prefeito Marcelo Barbieri falou da importância da categoria, com mais de 12 milhões de afiliados em todo o Brasil. Além disso, parabenizou os homenageados pelo trabalho que os levou a conquista de mais estas honrarias. “Sei da luta e da história de Motta, sempre representando esta classe que trabalha para uma grande parcela da população”. Farias, também lembrou as conquistas da categoria em Araraquara, parabenizando os homenageados e o vereador Edio Lopes pela iniciativa, que foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa de Leis.

Categoria

Buzarosco parabenizou os homenageados pelo desempenho e dedicação que cada um dedicou à categoria. “Trago, aqui um abraço do Governador a você Motta, por quem tem grande consideração. A sua história faz a gente entender esta justa homenagem”, e ainda ressaltou: “Araraquara é uma cidade que se destaca pela forma que trata esta categoria”.

Prêmio José Rodrigues de Lima

Nascido em Araçatuba, seu Lima, como é chamado, se mudou para Araraquara logo após o casamento com Wanda Rosa de Lima, em 25 de janeiro de 1959. Com ela teve três filhos, Humberto Lima, Telma Regina de Lima e Sandra Márcia de Lima. Em Araraquara trabalhou em diversos comércios, entre eles na Lojas Pernambucanas, além de atuar como diretor do Lar São Francisco de Assis. Em 61 passou a integrar o Sindicato dos Comerciários de Araraquara e Região e, ainda após 50 anos, continua atuando nas tarefas de construir bases sindicais em várias cidades. Atualmente ocupa o cargo de segundo vice-presidente do Sincomerciários, além de integrar um grupo ativo de cozinha, onde doa seu tempo em eventos beneficentes.

Publicado em: 11/12/2013 10:30:38