Comad faz balanço e traça planos para 2014

Foi um ano de muito trabalho, dedicação e ações voltadas à prevenção ao uso de drogas, avalia presidente da instituição
Visualize fotos

Prevenção ao uso de drogas, trabalho e dedicação. Estas palavras reforçam a atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araraquara (Comad), que somando a parcerias, entre elas grupos de apoio, poder público e sociedade civil, formam uma corrente em prol da vida. Foi com a proposta de traçar planos para 2014, além de promover um balanço das ações realizadas no ano de 2013, que o Comad se reuniu na manhã da segunda feira (9), na Casa dos Conselhos, com a presença de integrantes da instituição.

Para Márcio Servino, presidente do Comad, “este ano foi muito produtivo; nós conseguimos galgar grandes desafios, como por exemplo, quando realizamos o curso do Precurd, projeto de prevenção, cuidado e reinserção sobre drogas, voltado às mulheres presas do Centro de Ressocialização, em novembro, com a parceria da Fundação de Amparo ao Preso (Funap)”, diz orgulhoso. “Pelo menos 97 detentas participaram do projeto, disseminando a ideia da prevenção ao uso de drogas para outras pessoas”. O presidente lembra que o mesmo curso também foi aplicado para cerca de 700 detentos de todo o sistema prisional de Araraquara. “Esta foi, sem dúvida, uma importante ação, já que a maioria do público trabalhado possui algum tipo de envolvimento com drogas e, de alguma forma, multiplicará seus conhecimentos para outras pessoas”, afirma.

 

Jovens

Também foi lembrada a realização do I Encontro com pais e adolescentes, ocorrido no Sesc, em parceria com a Fundação Casa, Semi Liberdade e Secretaria de Assistência Social, além de grupos de apoio da cidade.  “É provável que em fevereiro do próximo ano aconteça mais uma edição, já que o resultado foi positivo entre os alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares”, projeta.

Servino cita o concurso de cartazes que, em junho deste ano, chegou a sua segunda edição, com mais de três mil participantes; houve também a formação de cerca de 120 agentes multiplicadores em prevenção ao uso de drogas, em parceria com o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). “Conseguimos criar uma identidade do Conselho Municipal com a sociedade araraquarense; atingimos o principal objetivo do Comad, que nada mais é que a aproximação do cidadão na elaboração de ações e de políticas públicas”, declara. “No inicio, tínhamos uma média de público de aproximadamente cinco pessoas e hoje, já somos 20, discutindo estratégia de ações”, frisa.

 

Parceiros

Além de seus parceiros em eventos, como a Prefeitura e a Câmara Municipal de Araraquara, os grupos de apoio da cidade, Funap, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), e Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Coed), Servino destaca a importância do engajamento da Comissão Executiva do Comad e também de pessoas que durante todo o ano participaram ativamente das discussões, ações e decisões tomadas pelo Conselho. Segundo ele, “torço para que 2014 seja um ano de realizações a todos, e que o Comad consiga colher os frutos plantados, através de ações com jovens e adultos, que, por algum motivo, se envolveram no mundo das drogas”, finaliza. Servino informa, ainda, que o Conselho entrará em recesso com previsão de retorno em fevereiro do próximo ano, quando será escolhida uma nova diretoria.




Publicado em: 10/12/2013 18:50:13