Exemplo de superação: carateca recebe Diploma de Honra ao Mérito

'Pensei em parar várias vezes', diz Aguinaldo dos Santos

Superação, dedicação, paixão e disciplina, essas são algumas palavras que definem o atleta araraquarense Aguinaldo dos Santos, que recebeu por indicação do vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), o título de Honra ao Mérito, na solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, na noite da quarta-feira (4).

O campeão brasileiro de Karatê ou o “abrasileirado” Caratê, recebeu o Título de Honra ao Mérito “por levar o nome de Araraquara para pódios do Brasil e do mundo”, disse Yashuda. “Que sua força e dedicação sejam exemplo para todos os seus alunos que confiam na sua capacidade de atleta campeão e ótimo professor”, concluiu. Convidado a fazer uso da palavra, o atleta de 36 anos, que disputa a categoria destinada a atletas com mais de 85 quilos, falou sobre a dificuldade que foi chegar onde está agora, o de três vezes Campeão Brasileiro de Karatê - título conquistado em setembro, pela Federação Brasileira de Karatê (FBK), que teve sua edição de 2013 realizada em Aracaju (SE).

“Por muitas vezes pensei em desistir, mas, tive muito apoio para continuar e hoje estou sendo agraciado como atleta e como professor” relatou Aguinaldo, mencionando sua primeira aluna ao conquistar a faixa preta. Na presença de sua esposa e filha, demais familiares e amigos, a solenidade contou também com a presença dos peemedebistas, Roberval Fraiz, Jair Martinelli e Aluísio Braz (o Boi), além do secretário de governo Orlando Mengatti Filho (o Nino), representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

“Mãos Vazias”

Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias” . Consiste em uma arte marcial japonesa de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. Em Português do Brasil, a grafia correta da palavra é “caratê". Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.

Carreira

Modalidade: Karatê

Tempo de prática: Desde 1990 – (23 anos)

Graduação: Faixa Preta 3º Dan