A vereadora Edna Martins (PV) articulou a segunda reunião, realizada na tarde da quinta-feira (5), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para viabilizar a coleta de óleo de cozinha usado por meio de uma parceria entre a Cooperativa Acácia, a pasta do Meio Ambiente, a secretaria de Educação e o Daae. No encontro, Edna foi representada pelo seu assessor parlamentar, o sociólogo José Antônio da Silva Júnior. Também participaram da reunião David Teixeira Pinto e Paulo Alexandre da Silva (Cooperativa Acácia), Adalberto Gonçalves Cunha e Valter Luiz Iost Teodoro (Meio Ambiente), Inês Marine Rodrigues e Jansem Camargo Mercaldi (Educação), e Agamenon Brunetti Júnior (Daae).
Avançaram os debates sobre detalhes da parceria, que prevê que as escolas municipais como ecopontos de coleta seletiva do óleo de cozinha.
O projeto deve ser colocado em prática, inicialmente como projeto piloto, em cerca de 6 escolas da rede municipal a partir do próximo ano letivo, com a capacitação e sensibilização de diretores e coordenadores; além da sensibilização da população residente no entorno das escolas municipais. Pelo projeto, a Acácia será responsável pela operação de recolhimento e descarte correto do óleo de cozinha usado. Também devem ser envolvidas no projeto as associações de pais e mestres (APMs) das escolas. Atualmente, a Acácia já recolhe em torno de 1 mil litros/mês de óleo de cozinha usado e a expectativa é de aumentar gradativamente este número com essa nova parceria. “Trata-se de uma parceria importante, pois vamos poder ampliar a destinação correta do óleo de cozinha usado, protegendo assim o meio ambiente, promover educação ambiental nas escolas e fortalecer a cooperativa Acácia, que é da cidade”, disse a Edna.
Publicado em: 06/12/2013 13:48:15