O lançamento oficial da Escola Legislativa de Araraquara, criada pela Câmara Municipal, através da Mesa Diretora, acontecerá no dia 2 de agosto. Para o seu funcionamento a vereadora Edna Martins (PV), também presidente da Escola e idealizadora do projeto, tem visitado instituições públicas e privadas da cidade na busca de parcerias.
Edna e a diretora acadêmica da Escola, Alessandra Nascimento, visitaram na manhã de quarta feira (3), o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, o Nino, para convidar a Secretaria a ser parceira do projeto. “Contamos com o apoio do Nino. Para nós é fundamental a parceria com a Educação”, disse a vereadora. “A proposta é que a Escola aproxime a população do Legislativo, através da construção de uma nova linguagem, mais didática”, afirmou Alessandra. “Por isso, quanto mais parceiros, principalmente na área da educação, mais troca de experiência e conhecimentos a Escola terá para repassar ao público alvo, que são os parlamentares, funcionários públicos e população em geral”.
Já são parceiros da Escola a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Centro Universitário de Araraquara (Uniara). “Nos próximos dias teremos a confirmação de outras instituições visitadas como apoiadoras da Escola”, conclui Edna.
Câmara do estudante
Na reunião com Nino, a vereadora também comentou sobre a proposta de implementação do projeto Câmara do Estudante, semelhante ao criado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o Parlamento Jovem, que possibilita ao jovem estudante a compreensão do funcionamento das instituições públicas, dos poderes, através da construção de projetos e realização de sessão parlamentar.
A Diretoria
No lançamento da Escola Legislativa araraquarense, dia 2 de agosto, haverá palestra com o tema “A reinvenção do poder legislativo: escolas legislativas em foco”, conduzida pelo diretor do parlamento legislativo de São Paulo, Roberto Lamari.
Na ocasião, também serão empossados oficialmente os diretores e funcionários da Casa de Leis que irão dirigir os trabalhos.
Fazem parte da Diretoria da escola, Alessandra Nascimento, diretora acadêmica; Ana Paula Marie Escamilha, diretora executiva; Silvia Maria Gustavo dos Santos, diretora de Memorial; e na função de auxiliar especial, os agentes administrativos Bruna Cardoso de Sousa, Augusto Cesar Pedro e Maisa Ferreira dos Santos.
Publicado em: 05/07/2013 09:11:04