Um descarrilamento na área urbana de Araraquara no mês passado e outros acidentes graves como este registrado esta semana, em São José do Rio Preto, que terminou com oito mortos, levantaram um alerta sobre como agir em momentos de crise. A linha férrea é um dos pontos preocupantes para a Defesa Civil, por isso, o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Farias (PRB), vai convocar representantes da América Latina Logística (ALL) para que a cidade possa ter acesso ao plano de emergência local da empresa.
“É importante que possamos ter conhecimento como eles irão agir caso haja um acidente dentro de Araraquara. Quem deve ser acionado e que recursos serão utilizados”, diz João Farias. No dia 20 de outubro, seis vagões de uma composição descarrilaram quando o trem de passava a cerca de 200 metros de uma das pilastras do pontilhão da Duque de Caxias que, se atingido, comprometeria um dos principais acessos à Vila Xavier.
A reunião deve ser marcada para a próxima semana. Para o coordenador da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves, e o sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos André Perez Mazzei, ter acesso ao plano da empresa facilita os órgãos locais a também tomar decisões seja ela no socorro das vítimas ou na interrupção de algum trecho atingido. Hoje, a linha férrea está incluída como um dos pontos de risco à população, segundo estudo da Defesa Civil.
Publicado em: 26/11/2013 20:09:27