Vereador faz interlocução entre Incra, assentados do Bela Vista e Prefeitura

Incra retoma projetos de desenvolvimento do Assentamento Bela Vista, com interlocução de Edio Lopes

O vereador Edio Lopes (PT) acompanhou durante todo o dia na sexta-feira (22) a agenda em Araraquara do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro.

O parlamentar tem atuado em seu mandato na defesa dos interesses dos assentados e no desenvolvimento dos assentamentos da região, sendo um dos principais interlocutores entre o Incra e os assentados do Bela Vista e Monte Alegre.

Logo de manhã, Lopes acompanhou a reunião do superintendente com o prefeito Marcelo Barbieri e os secretários Nino Mengatti Filho (Governo) e Antônio Martins (Agricultura e Desenvolvimento Sustentável), onde foram acertadas parcerias para convênios visando levar a rede de água a 40 famílias assentadas que hoje não têm acesso à água encanada, recuperação das estradas internas do assentamento, reforma de um galpão para implantação de um centro de armazenamento e distribuição de alimentos e a recuperação do antigo casarão, buscando parcerias com o governo federal (Ministério da Cultura e Iphan), visando estimular o turismo rural.

Monteiro reafirmou o compromisso pela liberação dos recursos. “Até o final do ano teremos o orçamento em mãos e as melhorias poderão ser realizadas no início do próximo ano”, afirmou o superintendente. Em seguida, Édio participou junto com o superintendente Incra de encontro regional na sede da Feraesp, na Vila Xavier, com a participação de assentados, acampados e cadastrados dos municípios de São Carlos, Descalvado, Pradópolis, Boa Esperança do Sul, Bauru e Pederneiras. A agenda teve sequência no período da tarde na Câmara Municipal de Araraquara, com a realização de uma audiência pública, com presença de todas as organizações e entidades que representam os assentados do Bela Vista do Chibarro, dos vereadores Edio Lopes e Elias Chediek, do secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Martins e do superintente Wellington Monteiro e a assessoria técnica do Incra.

O superintendente disse que o vereador Edio Lopes tem sido um importante interlocutor entre os assentados, o Incra e a Prefeitura Municipal. “Hoje vivemos um momento das políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar, que é responsável atualmente por 74% da alimentação da população brasileira e 78% dos empregos gerados no campo”, disse o superintendente. Para o vereador Edio Lopes, a visita do superintendente representa “a escrita de uma nova história entre o INCRA e poder público com os Assentados do Bela Vista do Chibarro”. E finaliza o vereador: “coloco meu mandato como instrumento do desenvolvimento dos agricultores familiares, sempre na perspectiva do direito social da terra”.

Publicado em: 25/11/2013 19:22:39