Empenho e perseverança em meio a um trabalho preventivo contra o uso de drogas. Com essa linha de raciocínio, Araraquara passa a contar com uma nova ferramenta contra quem consome algum tipo de substância entorpecente. A Fundação da Organização não Governamental (ONG) – Movimento Social Legal é Prevenir (LP) será lançada no próximo dia 26, às 20 horas, no Palacete das Rosas.
Para Márcio Servino, que ainda é o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, o uso de drogas está diretamente relacionado a problemas sociais e físicos que exigem uma abordagem multidisciplinar. “Esse é um movimento composto por cidadãos araraquarenses, ou seja, a primeira ONG do município e do Estado que desenvolverá trabalhos sociais e de prevenção ao uso e consumo de drogas lícitas e ilícitas.” A ideia da ONG é realizar de ações, estudos e principalmente orientar e conscientizar a população que a prevenção ao uso de drogas é de responsabilidade coletiva.
Estudo recente do Comad de Araraquara revelou que 60% dos internos atendidos em comunidades terapêuticas da cidade eram dependentes de crack. Além disso, 48% estão na faixa etária dos 14 aos 25 anos. Já levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares.
Publicado em: 25/11/2013 10:50:35