'Enfrentamos a luta contra o preconceito LGBT'

Visualize fotos

“Hoje, nós somos referência no Estado de São Paulo quando o assunto é LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). É tarefa do político fazer essas coisas, mas a história no nosso país não é uma história de facilidades nesse campo e aqui em Araraquara enfrentamos a luta contra o preconceito.”

As palavras são da vereadora Edna Martins (PV), que representou a Câmara Municipal,durante a abertura da Semana da Diversidade, no Sesc.

O evento batizado de 1º Encontro para a Construção da Cidadania LGBT começou na quinta-feira e vai até sábado.

Também estiveram presentes na abertura da semana os vereadores Roberval Fraiz (PMDB), Jair Martinelli (PMDB) e Gabriela Palombo (PT).

Edna agradeceu o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e os colegas vereadores que votaram projetos importantes na área, entre eles a possibilidade do nome social ser usado em prédios públicos.

“O preconceito que a gente encontra na sociedade, a gente vê também nos governos, nas instituições, nas Câmaras Municipais e a nossa cidade é abençoada porque tem o privilégio de ter pessoas com sensibilidade.”

A Semana da Diversidade tem como objetivo alertar para o combate ao preconceito e mostrar que todas as pessoas são iguais.

Para o assessor municipal de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Paulo Tetti, o trabalho em Araraquara é de "formiguinha", mas os primeiros resultados estão aparecendo devido ao apoio do Legislativo municipal. “Se você sofre homofobia vai recorrer a quem? Muitas vezes não dá para se falar em casa e isso dificulta porque a pessoa sofre calada”, destaca Tetti, lembrando que o disque-homofobia recebe, em média, três ligações por semana.

Esse número, segundo o assessor não reflete a realidade. E os problemas também chegam de forma bem tímida na Defensoria Pública, na opinião do defensor Frederico Teubner. “Recebemos pedidos para trocas de nomes, mas com um potencial menor do que o existente. Isso só será vencido com educação e falando sobre os direitos do cidadão.”

 

Programação

8 de novembro:

- 14h: Palestra “DST/Aids no município de Araraquara”

Com Marisa Marques Monteiro (enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado - SAE)

Local: Sala Multiuso 1 (Sesc Araraquara)

Grátis

- 19h30: Miss Gay e Miss Trans

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, nº 794 – Centro)

Entrada: um quilo de alimento não perecível

 

9 de novembro:

- 14h: Monólogo teatral “Eu Comigo Mesmo”

Com Marco Delapina

Local: Teatro do Sesc Araraquara

Grátis

- 15h: Palestra “Sensibilizando para a Diversidade”

Com Cássio Rodrigo, representante da Secretaria de Cultura para Gêneros e Etnias do Estado de São Paulo

Local: Teatro do Sesc Araraquara

Grátis

- 16h: Cine Diversidade apresenta “Elvis e Madona”

Local: Teatro do Sesc Araraquara

Grátis




Publicado em: 08/11/2013 20:00:19