Araraquara deve ter Museu de Plantas ao Ar Livre

Visualize fotos

A vereadora Edna Martins (PV) reuniu-se na tarde da terça feira (22) com professores do Instituto de Química (IQ) da Unesp, a Profª Dra. Vanderlan da Silva Bolzani, diretora da Agência Unesp de Inovação; o Prof. Dr. Alberto José Cavalheiro, chefe do Departamento de Química Orgânica; e, o Prof. Dr. Ian Castro Gamboa. Eles solicitaram apoio da vereadora para intermediar a doação de área com o propósito de usá-la para um Museu de Plantas ao Ar Livre.

“Esta é uma conversa iniciada no começo deste ano, quando indicamos a Vanderlan para receber o título de Cidadã Araraquarense”, afirma Edna. “No papel de pesquisadora, ela deu a ideia de parceria com o Município para que o IQ tome conta de uma área degradada e a transforme em um museu de espécies, oferecendo conhecimento a alunos do ensino Médio e Fundamental, além da população em geral”. Para a professora Vanderlan, “trata-se de um projeto que aproxima a Universidade da sociedade; é a difusão do conhecimento para as pessoas da cidade”. De acordo com ela, “a proposta é, além de recuperarmos o carbono, mostrarmos as espécies da nossa região, contando, assim, a história da cidade”.

 

Parceria

Edna também propôs parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “A equipe do IQ pode contribuir também na indicação de plantas para a recuperação de áreas degradas no Município”, enfatiza. “Esta contribuição seria fundamental para dar qualidade às ações relacionadas ao trabalho realizado pelas equipes do meio ambiente”.

Outra reunião deverá acontecer no início de novembro, quando os pesquisadores terão analisado áreas degradadas para indicar à vereadora. Edna fará uma reunião com o Executivo sobre a possibilidade da parceria. “Enquanto a Prefeitura entra com a doação da área, os docentes do IQ entram com a utilização da ciência para a construção de uma política pública que contribua para o equilíbrio da natureza”, finaliza.




Publicado em: 24/10/2013 11:03:29