Vereadora debate com estudantes sobre Plano Municipal da Juventude

Visualize fotos

A vereadora Gabriela Palombo (PT) iniciou um diálogo com os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas sobre o projeto do Plano Municipal da Juventude. Nesta segunda-feira, a vereadora se reuniu com a Dirigente Regional de Ensino, Maria José Serra Vicente Zaccaro, para apresentar o projeto e pedir o apoio da Diretoria aos trabalhos. Na ocasião, a dirigente apresentou os projetos desenvolvidos pela Diretoria com foco no protagonismo juvenil, que têm ganhado cada vez mais prioridade nos trabalhos de formação com professores da rede estadual pública de ensino. Para a vereadora Gabriela “foi muito importante conversar com a Diretoria Regional de Ensino, pois não conhecia os projetos em andamento, que são excelentes. Há uma grande sintonia entre os trabalhos já desenvolvidos pela equipe da educação estadual e nossa proposta de um Plano Municipal da Juventude, pois ambos implicam num papel mais protagonista dos jovens nas decisões sobre as políticas públicas”.

Na semana passada, Gabriela esteve na Escola Estadual Pedro José Neto e no Eeba, onde apresentou o projeto e ouviu sugestões dos membros do grêmio estudantil das escolas. A vereadora falou sobre a Lei de 1985 que estimula a organização dos grêmios e a importância do fortalecimento da representação dos estudantes, além de aprofundar sobre a proposta do Plano Municipal da Juventude.

“Quando há um grêmio atuante é possível debater questões que afetam diretamente os jovens, como o transporte coletivo, o passe escolar, a educação pública de qualidade, a segurança no entorno das escolas, o trabalho, cultura e esportes. Para construir um planejamento que de fato expresse o que pensa e quer os nossos jovens, é fundamental que eles participem diretamente dessas decisões” afirmou a vereadora.

Segundo Gabriela, o fato do Conselho Municipal da Juventude estar desativado dificulta esse trabalho, por isso, a vereadora quer dialogar com os grêmios das escolas de ensino médio públicas e privadas, além de grupos organizados na Igreja, na Cultura e no Esporte, que são os setores onde os jovens minimamente participam de forma organizada, conforme aponta o Mapa da Juventude. O projeto do Plano Municipal da Juventude é uma das prioridades do mandato de Gabriela Palombo, a mais jovem vereadora da atual legislatura.




Publicado em: 23/10/2013 13:31:15