Palestra: Compliance – surgimento e aplicabilidade

Segundo Michel Pereira Lira, “o termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno. […]Quando surgiu a atividade de compliance, principalmente nas instituições financeiras, a maioria direcionou a atividade para ser desempenhada pela assessoria jurídica, considerando a expertise dos mesmos nas interpretações dos instrumentos legais. […] Hoje as necessidades passaram a demandar que a atividade compliance seja um cargo que vai além de normas e políticas: devemos incluir os processos, daí a importância do mapeamento dos mesmos e sua gestão, buscando suas melhorias.”

O objetivo do evento, portanto, é trazer para os servidores da Câmara Municipal e comunidade em geral informações sobre este conjunto de disciplinas chamado compliance para que em posse desse conhecimento, os processos e as instituições possam ser modernizados.

Publicado em: 06/09/2018 17:32:00

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA