Sartre no Brasil e a conferência de Araraquara

Dia Municipal de Sartre constitui o resgate do importante acontecimento da história intelectual da cidade.
Visualize fotos

Sartre

O Dia Municipal de Sartre constitui o resgate do importante acontecimento da história intelectual da cidade de Araraquara, com a visita do filósofo Jean-Paul Sartre ao município, comemorado em 04 de setembro, instituído através da Lei Municipal nº 5673/2001.

Sartre e sua companheira Simone de Beauvoir estavam em visita ao Brasil, a convite do escritor Jorge Amado, e sua vinda à Araraquara se deu pelo filósofo Fausto Castilho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara.

No anfiteatro da Faculdade de Filosofia, atual prédio da Casa da Cultura, Sartre proferiu uma palestra, diante de um auditório formado por estudantes e a elite da intelectualidade paulista, como o escritor Jorge Amado, Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, José Celso Martinez Corrêa, Gilda Mello e Souza, entre outras importantes personalidades.

A conferência, que mais tarde deu nome ao livro “Sartre no Brasil: A Conferência de Araraquara”, texto de importância histórica, descreve as preocupações que moviam o filósofo existencialista naquela época, com o testemunho de sua trajetória intelectual e ativista.

Durante sua visita ao Brasil, sempre demonstrou sua preocupação e solidariedade com a América Latina. Destaca-se que, durante sua passagem, visitou Recife, Bahia, Olinda, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Amazônia, São Paulo, sendo Araraquara a única cidade do interior paulista.

 

Memorial - Câmara de Araraquara

Fontes:




Publicado em: 04/09/2019 08:00:00

Publicado por: Silvia Gustavo