Começou a contagem regressiva para a Sessão da 6ª edição do Parlamento Jovem. Os 36 estudantes do 9º ano de 18 escolas municipais e estaduais de Araraquara que participam da etapa final do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (11) para o primeiro ensaio geral da Sessão.
Orientados pelas servidoras da Escola do Legislativo (EL), Ana Paula Kuwana Escamilha e Bruna Cardoso Brasil de Souza, os alunos cujas proposituras foram escolhidas para serem apresentadas no Plenário assistiram a vídeos sobre o projeto, a Mesa Diretora e o funcionamento da Sessão Oficial. Os estudantes também tiraram dúvidas e apresentaram suas proposituras, cujos temas revelaram as principais preocupações dos adolescentes em áreas como trânsito, cultura, transporte coletivo, espaços públicos de lazer, esportes, saúde e economia, além de sugestões para melhorar a vida dos munícipes, como a instalação de hortas comunitárias e bicicletários.
Os estudantes também elegeram a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Sessão do Parlamento Jovem. Ela será composta pela presidente, Aline Joice de Carvalho (Emef “Profª Olga Ferreira Campos”), o vice-presidente, Lucas de Campos (Emef “Profª Maria de Lourdes da Silva Prado”), a 1ª secretária, Lívia Rocha (Emef “Profª Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”) e o 2º secretário, Leandro Pimentel (Emef “Prof. Waldemar Saffiotti”).
Depois do ensaio, os jovens visitaram os gabinetes de seus vereadores padrinhos, aos quais apresentaram suas proposituras. Na quarta-feira (13), os estudantes voltarão a se reunir no Plenário para o ensaio geral da Sessão do Parlamento Jovem, que ocorre na quinta-feira (14).
O Parlamento Jovem
É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.
Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara fizeram parte do projeto. As 18 proposituras escolhidas serão apresentadas na quinta-feira (14), às 15 horas, no Plenário da Casa de Leis.
Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem serão encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.
Confira as fotos aqui
Publicado em: 12/11/2019 17:27:04