Até o dia 21 de dezembro, estará estacionada, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), a carreta do programa “Mulheres de Peito”, realizando exames de mamografia gratuitos para mulheres acima de 35 anos.
Para conferir os serviços oferecidos, o vereador Gerson da Farmácia (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, esteve no local na tarde de terça-feira (17) conversando com as responsáveis pelos atendimentos e com o coordenador de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Edison Rodrigues Filho.
O parlamentar foi informado de que tem sido realizada uma média de 33 atendimentos por dia, com maior demanda no período da manhã. No sábado (14), foram 18 atendimentos. Em um dos dias, foram 50 pessoas atendidas. “Não tem custo algum para o município e ajuda muito, pois divulga e envolve pessoas fora do protocolo do Ministério da Saúde”, entende o coordenador.
Conforme explicou Rodrigues, segundo o protocolo, são priorizadas mulheres acima dos 40 anos. “Por conta disso, muitas mulheres entre 35 e 40 anos têm vindo à carreta. É importante destacarmos que a fila para os exames em Araraquara está praticamente zerada, já conseguimos agendar para a semana seguinte.”
Para ser atendida, basta apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o pedido do médico, no caso de mulheres entre 35 e 49 anos de idade. A partir dos 50 anos, é dispensado o pedido. São distribuídas 50 senhas diariamente no local, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e 25 no sábado, das 9 às 13 horas. No sábado (21), último dia do programa em Araraquara, serão realizados apenas exames complementares de pacientes convocadas durante a campanha. As pacientes com resultados alterados serão encaminhadas para acompanhamento no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Avenida Osório, no Centro da cidade.
“Os exames são fundamentais na prevenção do câncer de mama, e é importante conscientizar a população. Muito bacana esse trabalho realizado pela carreta”, analisa Gerson.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 17/12/2019 18:07:38