Na quinta-feira (20), foi realizada a primeira etapa da edição 2020 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. Na ocasião, professores e coordenadores das escolas participantes se reuniram na Casa de Leis para receber orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo deste semestre.
Com o objetivo de oferecer formação política e cidadã a estudantes do nono ano de 35 instituições, sendo 11 municipais, 19 estaduais e cinco particulares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), destacou a relevância do projeto: “Quem já participou fala sobre a importância de entender as atribuições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Muitos desconhecem as funções dos vereadores e cobram dos parlamentares uma atuação que muitas vezes não é de sua alçada, esquecendo-se da mais relevante, que é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.”
Conforme explicado pela assistente-técnica da EL Ana Paula Escamilha, nesta edição, os professores-apoiadores terão um papel ainda mais importante. Isso porque, após o conteúdo teórico nas escolas, oferecido por equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os educadores terão três semanas para coordenar as oficinas em salas de aula, onde os alunos aprenderão a utilizar as ferramentas de trabalho dos vereadores – indicação, requerimento ou projeto de lei – para propor melhorias ao município.
Das proposituras enviadas, 18 serão escolhidas e seus autores conhecerão os gabinetes e receberão orientação dos parlamentares para depois defenderem suas propostas em uma sessão especial, marcada para o dia 18 de junho, quando todos eles serão vereadores por um dia. Vale ressaltar que todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem são encaminhadas ao Poder Executivo através da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.
Também participaram da reunião o dirigente Regional de ensino, Paulo Pereira da Silva; a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, Eguyar Ferreira Sudati, além de coordenadores e professores das escolas participantes.
Cronograma Parlamento Jovem 2020
A organização do projeto ficará por conta da equipe da Escola do Legislativo.
Próximas etapas:
Março a maio – Curso sobre o Poder Legislativo e Oficina de Proposituras nas escolas.
Até 31 de maio – Elaboração de proposituras e envio à Câmara dos documentos e inscrições dos alunos representantes.
Junho – Seleção na Câmara Municipal de 18 proposituras, cujos autores participarão da Sessão do Parlamento Jovem 2020.
15 e 17 de junho, às 13 horas, ensaios da sessão parlamentar dos vereadores jovens.
18 de junho, às 15 horas: Sessão Oficial do Parlamento Jovem.
Confira as fotos aqui
Publicado em: 20/02/2020 17:56:08